SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE TROCA PONTO FINAL DA LINHA 544R PARA BENEFICIAR PONTO DE TÁXI E GERA PROBLEMA PARA PEDESTRES
A secretaria municipal de transporte ao realizar no início de 2013 a colocação de pintura horizontal nas ruas do centro, pintou uma série de faixas de pedestres afim de educar pedestres a atravessar no local devido e educar também os motoristas a respeitarem o espaço e a condição mais vulnerável do pedestre.
Acontece que em alguns lugares estas faixas não estão convivendo bem com outras marcações viárias. Um dos problemas está justamente na frente do Hospital Conde Modesto Leal, onde a faixa de pedestre pintada para dar acesso imediato à entrada do hospital, ficou entre dois pontos de ônibus.
O ponto final da linha 544R Maricá - Rio do Ouro que fazia ponto final em frente a fundação Leão XIII, teve seu ponto final deslocado para o espaço entre a entrada de veículos e a entrada de pedestres do Hospital. No local do ponto antigo, a secretaria realocou um ponto de táxi.
Com essa mudança, o novo ponto recebe exatos dois micrões da linha 544R, mas se um veículo maior fizer a linha (um ônibus urbano comum por exemplo), não poderá parar no local se outro ônibus já estiver estacionado, pois com certeza invadirá a faixa de pedestre.
Logo após a faixa de pedestre, existe outro ponto de ônibus das linhas que passam pelo local, ponto esse tradicional e colocado no local há vários anos, mas que também só recebe dois ônibus e por várias vezes, mais do que dois ônibus passam ao mesmo tempo pelo local, fazendo com que os mesmos não parem dentro da baia destinada à parada segura, causando enormes problemas ao trânsito.
Com o reoordenamento que a secretaria municipal de transportes começou a fazer nos pontos de táxi de todo o município, onde (através de placas informativas) não permitirá mais do que quatro carros fiquem parados nos pontos, aumentando significavamente o número de vagas para carros particulares, sugerimos ao secretário Leandro Costa e equipe, que mude o ponto final da linha 544R Maricá - Rio do Ouro para a mesma rua, mas no quarteirão próximo ao convento, onde o trânsito de veículos é menor e poderão dois ônibus (mesmo do tipo urbano) parar com segurança, sem atrapalhar pedestres e veículos e que deixe em frente ao hospital apenas o ponto de ônibus que circulam pelo local, aumentando seu espaço útil para três ônibus e aumentando também o número de vagas para veículos particulares, com a retirada do atual ponto final da linha 544R.
Lembramos que os ônibus adquiridos pelo prefeitura (os vermelhinhos) são ônibus urbanos de grande capacidade e precisarão de maior espaço para sua parada, assim como os ônibus Tarifa A que ligam Maricá ao Rio e Niterói.
Em por falar nos vermelhinhos, quando começarão a circular? Quando a empresa terá endereço fixo?
Quando começará a contratar pessoal qualificado para poder operar normalmente?