Bahia registra quase 2 mil casos de Covid antes do Carnaval. Secretaria de Estadual de Saúde também registrou 12 mortes pela doença até segunda-feira (17/02)
Crescem de forma preocupante o número de casos de COVID-19 por todo o Brasil, mas o estado da Bahia tem números que ligaram o sinal de alerta.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Bahia tem 1.826 casos confirmados de Covid somente neste ano. O boletim epidemiológico de 2025 ainda confirmou 12 mortes pela doença no estado.
O número causou alerta sobre a segurança sanitária durante o Carnaval, que começa oficialmente dia 27 de fevereiro, em Salvador. Segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, cerca de um milhão de turistas são esperadas na capital baiana durante a festividade.
O órgão reforça que o monitoramento ativo e a ampliação da cobertura vacinal são essenciais para manter o controle da doença. "A imunização continua sendo a principal ferramenta para evitar o aumento de casos e hospitalizações, reforçando a necessidade de que todos mantenham o esquema vacinal atualizado e adotem medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos", diz em nota oficial.
Apesar das preocupações, a Sesab registra que houve uma redução de 78% nos casos por Covid, comparado ao mesmo período do ano passado. O estado teve 8.353 casos, em 2024. Já o número de mortes passou de 57 para 12 mortes, o que representa uma diminuição de 79% nesse ano.
"Mesmo com a redução expressiva nos casos, a vigilância permanece ativa para garantir que os avanços conquistados sejam preservados, especialmente durante o período de Carnaval, quando o fluxo de pessoas e aglomerações aumentam significativamente", diz a Secretaria.