Após duas audiências públicas no segundo semestre de 2024 e os devidos ajustes e aprovação pelos vereadores no mandato anterior, está sendo colocado em prática o novo Plano Diretor de Maricá.
O novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável, substitui o plano de 2006 até então em vigor. O documento estabelece diretrizes para o crescimento ordenado da cidade nos próximos anos, com foco em habitação social, mobilidade, meio ambiente e infraestrutura.
Conheça as principais mudanças:
Habitação e inclusão social
O plano prevê mais áreas destinadas à habitação popular, garantindo moradia digna para famílias de baixa renda e combatendo a especulação imobiliária.
Saneamento e meio ambiente
A universalização do saneamento básico é prioridade, assim como a preservação de áreas ambientais estratégicas, como lagoas e matas ciliares.
Mobilidade urbana
Estão previstas novas vias estruturantes e a criação de Pontos de Integração Modal para melhorar o transporte coletivo e reduzir o tráfego de veículos particulares.
Desenvolvimento econômico
A cidade busca diversificar sua economia, reduzindo a dependência dos royalties do petróleo e incentivando novas indústrias e negócios.
O objetivo destas mudanças é tornar Maricá uma cidade mais sustentável, equilibrada e preparada para o crescimento populacional.
Maricá teve um boom populacional entre 2010 e 2022, saindo de 127 mil habitantes para 197 mil, com um crescimento contínuo na faixa de 10% ao ano.