segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Infecção polimicrobiana agrava quadro do Papa Francisco

 A hospitalização forçou o cancelamento de todos os compromissos oficiais do Papa.


O Vaticano divulgou um comunicado na segunda-feira (17) informando que o Papa Francisco (88), foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. A nova condição de saúde levou a equipe médica a modificar o tratamento que vinha sendo administrado ao pontífice.

De acordo com o boletim médico, “os resultados dos testes realizados nos últimos dias demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo, que exigirá internação hospitalar adequada”.

Francisco está internado na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira (14). Inicialmente, ele foi hospitalizado para tratamento de bronquite e realização de exames. 


Apesar da complexidade do quadro, o Vaticano informou que o Papa Francisco passou bem a noite, tomou café da manhã e segue de bom humor, dedicando-se à leitura de jornais. No entanto, não há previsão de alta. A situação ocorre pouco tempo depois que o Papa Francisco nomeou novo bispo para a Diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte.

A hospitalização forçou o cancelamento de todos os compromissos oficiais do Papa. Mesmo assim, segundo a emissora italiana Mediaset, Francisco manteve contato telefônico com membros de uma paróquia católica em Gaza no fim de semana.

O pontífice já havia se desculpado por não poder realizar a oração semanal na Praça de São Pedro e também não pôde presidir a missa especial para artistas, em celebração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.