Depois de quase 10 meses da compra dos 10 (dez) novos ônibus da frota original da EPT (pra que ônibus próprios se a autarquia aluga cerca de 140 ônibus em duas empresas???) da marca Agrale (parte mecânica) e carroceria Mascarello, estes veículos começaram na quarta feira 12/02 a rodar. O primeiro deles, o Mar 03.045 começou fazendo a linha E03 (Centro x Ubatiba).
No dia 12 de dezembro de 2024, durante a inauguração do Mercado do Produtor (que ainda está fechado e começará a passar por reformas após sua inauguração), o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan), falou com exclusividade com o presidente da EPT (Celso Haddad), questionando o porque da demora dos novos ônibus virem para as ruas. Na época, Celso informou que em função do final do ano, a EPT não conseguia fazer o seguro dos ônibus e com isso, não conseguia emplacá-los no Detran que exigia esse seguro (???).
Aparentemente o problema foi resolvido, pois os 10 ônibus já estão emplacados e finalmente começaram a rodar, mas segundo informações de funcionários que pediram para não se identificar, apenas 7 (sete) estão realmente prontos. Os outros três já apresentam problemas de caixa de marcha, transmissão e motor.
Conversando com estes profissionais, perguntamos sobre a mecânica Agrale destes veículos (fato que citamos na última matéria sobre estes ônibus), na questão de durabilidade e resposta, e a resposta foi preocupante, pois estes profissionais afirmaram que apesar do motor ser resistente, não é o adequado para este tipo de veículo e pelo tamanho dele, e que estes ônibus não poderão ser usados em linhas onde existam qualquer tipo de ladeira: "estes ônibus não conseguem subir ladeiras", disse um dos profissionais que pediu para não ser identificado.
Estes 10 ônibus irão substituir os outros Mascarellos e micros Vollare que já se encontram com mais de 7 anos de vida, mas que pelo visto, ainda terão que circular por mais algum tempo.
Dinheiro jogado fora? Mal investido? Para que ônibus próprios? E os três já com problemas?
Quem responderá por isso?