quarta-feira, 30 de julho de 2025

POSTOS DE SAÚDE EM MARICÁ COM NOVOS HORÁRIOS AOS SÁBADOS


Uma demanda antiga dos moradores de Maricá onde o jornal Barão de Inohan já fez várias matérias solicitando que os USFs (Unidades de Saúde da Família) passassem a abrir aos sábados, para melhor atender aos trabalhadores que tem dificuldades de ir a estes postos durante a semana sem que tenham que faltar aos seus empregos.

Demanda essa que começou a ser atendida quando a nova gestão da saúde colocou quatro postos (um em cada distrito), para funcionar aos sábados e que agora, os moradores terão mais facilidade para acessar serviços de saúde aos fins de semana. A partir do sábado (02/8), TODAS as USFs - Unidades de Saúde da Família passam a funcionar em sistema escalonado por distritos aos sábados, das 8h às 14h. A medida, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo ampliar o acesso da população à Atenção Primária.

O novo modelo prevê que, a cada sábado, todas as unidades de um distrito específico estejam abertas para atender a comunidade. Nessas ocasiões, serão oferecidos serviços como vacinação, atendimentos básicos, entrega de medicamentos, curativos e ações de promoção à saúde.

No primeiro sábado (02), o atendimento será realizado nas unidades do distrito 1 (região central da cidade). Estarão abertas: USF Central, Bairro da Amizade, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Mumbuca, Ponta Grossa, São José 1, São José 2, ACS Nathan Figueiredo (Saco das Flores), Barra, Retiro e Ubatiba.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Velho, a iniciativa busca aproximar ainda mais os serviços da rotina dos moradores.

A mudança na estratégia de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) aos sábados visa ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária. Agora, a cada sábado, todas as USF de um distrito específico estarão abertas, garantindo atendimentos, vacinação, curativos e outros cuidados essenciais. Essa medida fortalece a assistência e aproxima ainda mais os serviços do dia a dia da população”, afirmou.

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária à Saúde, Regina Ferreira, destacou que a nova dinâmica facilita o acesso da população.

Com essa nova organização dos atendimentos aos sábados, conseguimos descentralizar o cuidado e facilitar o acesso da população aos serviços essenciais nas Unidades de Saúde da Família (USF). Ao concentrar a abertura das unidades por distrito a cada semana, oferecemos um atendimento mais eficiente, acolhedor e próximo, com foco na prevenção, acompanhamento e promoção da saúde”, acrescentou.



Cronograma de funcionamento das USF nos sábados de agosto e setembro, confira:

02/08 – 1º distrito (Centro)
USFs: Central, Bairro da Amizade, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Mumbuca, Ponta Grossa, São José 1, São José 2, ACS Nathan Figueiredo (Saco das Flores), Barra, Retiro e Ubatiba.

09/08 – 2º distrito (Ponta Negra)

USFs: Ponta Negra, Marinelândia (Cordeirinho), Guaratiba, Bambuí, Espraiado e a Unidade Indígena Berta Ribeiro (Aldeia Céu Azul).

16/08 – Unidades não abrirão devido ao feriado de Nossa Senhora do Amparo

23/08 – 3º distrito (Inoã)
USFs: Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV) de Inoã e Santa Paula.

30/08 – 4º distrito (Itaipuaçu)

USFs: Recanto, Josefa Xavier Leal (São Bento da Lagoa), Barroco, Jardim Atlântico, Milton dos Santos (Itaocaia Valley) e Santa Rita.


06/09 – 1º distrito (Centro)
USFs: Central, Bairro da Amizade, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Mumbuca, Ponta Grossa, São José 1, São José 2, ACS Nathan Figueiredo (Saco das Flores), Barra, Retiro e Ubatiba.

13/09 – 2º distrito (Ponta Negra)

USFs: Ponta Negra, Marinelândia (Cordeirinho), Guaratiba, Bambuí, Espraiado e a Unidade Indígena Berta Ribeiro (Aldeia Céu Azul).

20/09 – 3º distrito (Inoã)
USFs: Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV) de Inoã e Santa Paula.

27/09 – 4º distrito (Itaipuaçu)
USFs: Recanto, Josefa Xavier Leal (São Bento da Lagoa), Barroco, Jardim Atlântico, Milton dos Santos (Itaocaia Valley) e Santa Rita.