Outra ação da prefeitura de prevenção ao novo coronavírus é a criação de um abrigamento para as pessoas em situação de rua. Duas semanas após o Barão de Inohan postar matéria sobre o que a prefeitura do Rio estaria fazendo com os moradores de rua da capital e cobrando que em Maricá, nada estava sendo feito e que e este grupo de grande risco continuava nas ruas (como boa parte, ainda continua, embaixo de uma grande marquise em frente ao terminal rodoviário - prédio da Academia Vip) - (https://obarao.blogspot.com/2020/03/rio-acolhera-morador-de-rua-no-complexo.html), a prefeitura informa que em Araçatiba, uma casa de abrigamento para as pessoas em situação de rua já está funcionando.
Diz a nota: "Outra ação da prefeitura de prevenção ao novo coronavírus é a criação de um abrigamento para as pessoas em situação de rua. O espaço começou a funcionar nesta semana na sede da Secretaria de Políticas Inclusivas, em Araçatiba. O imóvel onde fica a pasta foi adaptado para disponibilizar banho, jantar e pernoite no horário das 17h às 7h do dia seguinte. Na primeira noite, 12 moradores de rua utilizaram o local, que pode abrigar até 30 pessoas e vai passar por sanitização a cada três dias".
Mas, sugestão, a Secretaria de Politicas Inclusivas deveria ir às ruas e RECOLHER SUMARIAMENTE estas pessoas em situação de rua, e dar-lhes tratamento digno neste época de pandemia, pois além de enorme grupo de risco, vivem aglomerados, utilizando álcool e drogas e por vezes, convivendo perto de passantes que ainda precisam estar nas ruas.