A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.
Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus.
O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.
• A Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda-feira (20/04) um novo óbito causado por SARS-CoV-2, totalizando 5 entre os 39 casos confirmados. A vítima era um homem de 44 anos, residente em Itaipuaçu. O paciente se encontrava internado em unidade hospitalar fora do município e apresentou os primeiros sintomas no início de abril.
Por sugestão do jornalista Pery Salgado (editor do jornal Barão de Inohan) à secretária de saúde (Dra. Simone Costa) e ao secretário de comunicação (Olavbo Noleto), a partir desta edição dos boletins, serão divulgados os números de casos confirmados e óbitos por bairros, afim de trazer melhor informação e transparência aos dados e aos leitores.
• O programa Fomenta Maricá teve nesta segunda-feira (20/04) sua linha de crédito ampliada para R$ 30 milhões. Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Portos, prevê a oferta de uma linha de crédito para micro e pequenos empresários.
• O benefício do PAT, medida desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Portos, será ampliado para 26 mil inscrições, passando a ser o teto de benefícios a serem concedidos pelo município. Antes, esse teto era de 12 mil inscritos.
O programa prevê o pagamento de R$ 1.045 a autônomos, profissionais liberais, microempreendedores individuais e informais por três meses.
• O 3° polo de atendimento destinado à Covid-19 em Maricá foi aberto nesta segunda-feira (20/4) para a atender os moradores da região de Ponta Negra. O espaço fica na Rua Capitão José Caetano de Oliveira e, assim como os do Centro e de Itaipuaçu, tem capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia.
• As 2.850 doses da vacina contra o vírus influenza (H1N1), destinadas a Maricá, ainda não chegaram por questões de logística entre a Secretaria Estadual de Saúde, que fornece aos municípios, e o Ministério da Saúde, que as compra. A expectativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é que na próxima quarta-feira (22/04) o Estado defina a data de entrega.
• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro registrou até esta segunda-feira (20/04), 4.899 casos confirmados e 422 óbitos de Covid-19 no estado. Somente nesta segunda foram 20 óbitos no estado. Há ainda 196 óbitos em investigação.