segunda-feira, 6 de abril de 2020

NECESSIDADE, DESOBEDIÊNCIA CIVIL OU FALTA DE VERGONHA? CIDADE CHEIA EM ÉPOCA DE RESTRIÇÕES


Cenário: centro de Maricá, ruas cheias, lojas (a exceção das lojas de roupas e eletrodomésticos) todas abertas (total ou parcialmente - a maioria), filas de bancos intermináveis, supermercados lotados.

A reportagem do Barão de Inohan circulou pelas ruas do centro de Maricá entre 13 e 15 horas e constatou o abuso. 


Poderia o leitor dizer: "mas temos que sair para comprar remédios e ir fazer compras no supermercado". Mas todos os dias? Isso tem sido uma constante desde que o prefeito determinou as restrições que estarão em vigor até 18 de abril (a principio).

Poderia o leitor dizer: "mas precisamos ir aos bancos e os idosos precisam tirar o dinheiro, pois é início do mês". Fato, as filas nos bancos foram bem maiores nesta segunda feira (06/04) do que nos outros dias de restrição, e sabemos que é devido ao pagamento dos salários. Mas agora imaginem A ZONA que será quando o governo federal e o municipal liberarem os recursos prometidos aos autonomos e micro empreendedores?


O problema poderia ser pontual, mas o que aconteceu hoje só tem três possiveis explicações: NECESSIDADE EXTREMA (o que nós questionamos), DESOBEDIÊNCIA CIVIL (ou, nos permitam o desabafo, estão literalmente CAGANDO para as determinações do Ministério da Saúde, do goverono estadual e do governo municipal) ou FALTA DE VERGONHA, falta de cuidado e amor ao próximo e o pior, a si mesmo, se expondo e ajudando a proliferar o virus mortal. Depois, não chorem a desgraça familiar, lembrando que os velórios estão proibidos.


Este é um triste relato de uma leitora, moradora de Itaipuaçu, feito em rede social: "Ontem, domingo praia de Itaipuaçu orla cheia de carros, bicicletas, pessoas caminhando, tirando fotos na areia, bares com pessoas bebendo. Aqui não tem bancos, fila da casa lotérica está enorme, mas população precisa receber, pagar algumas contas....basta todos seguirem os protocolos de distância, uso de máscaras, fazer o que tiverem que fazer de emergência e voltarem para suas casas, não ficarem passeando!"

PERFEITO! E que a prefeitura seja dura nas sanções.