Aconteceu no sábado 11 de outubro, na majestosa Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, mais uma edição do MARICANTO ENCONTRA, o mais importante encontro de corais e coralistas da região, chegando a sua décima quarta edição e comemorando os 31 anos de criação do CORAL MARICANTO do Maestro Eduardo Lannes, em 20 de agosto de 1994.
Nesta edição, recebeu os corais CANTAVENTO (de Cabo Frio), VOZES FRATERNAS (de Nova Friburgo) e ERMANO SOARES DE SÁ (de Niterói).
O magnífico encontro começou às 16:15h com a apresentação do Coral Maricanto (anfitrião do encontro) com a regência do maestro Eduardo Lannes, que apresentou as peças O OCCHI MANZA MIA de Orlando di Lasso, CAN'T HELP FALLING IN LOVE de Egide Martini, TANTUM ERGO de Alberto Nepomuceno (com a participação do Coral Ermano Soares de Sá - foto abaixo) e AI, QUE SAUDADES D'OCÊ de Vital Farias.
Confira abaixo as apresentações do MARICANTO:
CORAL CANTAVENTO
A seguir, foi a vez do Coral Cantavento, com regência do Maestro Ricardo Aigner, apresentar as peças ONI SAURÊ de Milton Nascimento, ALGUÉM CANTANDO de Caetano Veloso, CANÇÃO DO SAL de Milton Nascimento e NASCI PARA BAILAR do João Donato e P. Barata.
Confira abaixo, duas apresentações do Coral Cantavento:
CORAL VOZES FRATERNAS
O terceiro coral a se apresentar foi o Coral Vozes Fraternas, com regência da Maestrina Andréa Senna, que apresentou as peças HEY JUDE de Lennon e McCartney, AMOR DE ÍNDIO de Beto Guedes e R. Bastos, FELICIDADE de Marcelo Jeneci e Chico César e SÁ MARINA de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar.
Confira abaixo duas peças do Coral Vozes Fraterna:
CORAL ERMANO SOARES DE SÁ
O quarto e último coral a se apresentar foi o Coral Ermano Soares de Sá. Com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha, o coral apresentou quatro peças: UM JOUR VIS UM FOULON de Orlando di Lasso, ROSA AMARELA (peça popular com arranjo de Villa Lobos e adaptação de Isaac Karabtchevsky), AN IRISH BLESSING música tradicional irlandesa e CHALANA de Mário Zan e Arlindo Pinto.
Um momento de grande emoção, foi quando o Maestro Luiz Carlos Peçanha informou a presença de quatro gerações do Maestro Ermano Soas de Sá criador do Coral do CEN - Centro Educacional de Niterói. Alí no Maricanto Encontra estavam a viúva (professora Janete Loredo de Sá), o filho, netos e bisneto do Maestro, que emocionou e encantou à todos.
TODOS JUNTOS
A última peça apresentada no XIV MARICANTO ENCONTRA conduzida pelo Maestro Eduardo Lannes, foi a peça de Mozart - Ave Verum Corpus, que reuniu os quatro corais participantes. Literalmente um momento único que entrou para a história do MARICANTO ENCONTRA.
Confira abaixo a magnífica apresentação:
CERTIFICADOS
Terminando o encontro, o Maestro Eduardo Lannes fez a entrega dos certificados aos Corais participantes e aos apoiadores e divulgadores do evento.
Começou entregando o certificado ao Maestro Luiz Carlos Peçanha do Coral Ermano Soares de Sá.
A seguir, entregou o certificado à Maestrina Andréa Senna do Coral Vozes Fraternas.
Dando prosseguimento, fez a entrega do certificado ao Maestro Ricardo Aigner do Coral Cantavento.
E recebeu das mãos de sua esposa, o certificado em nome do Coral Maricanto.
APOIADORES
Eduardo Lannes chamou o jornalista (jornal Barão de Inohan e CULTURARTE) e produtor cultural (PR Produções) PERY SALGADO (presente nas catorze edições do Maricanto Encontra) para entregar seu certificado.
A seguir, fez a entrega ao produtor cultural (Delfim Moreira Comunicação Integrada) DELFIM MOREIRA pela grande contribuição no buffet oferecido aos coralistas, com apoio da secretaria de Turismo de Maricá.
A seguir, em nome da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Lannes entregou o certificado a Antônia Antunes.
A seguir fez a entrega a Reuel Amaral da RaO Audiovisual (foto acima) e ao jornalista Alexandre Ducoff (Conexão do Povo - foto abaixo), que juntos com o jornal Barão de Inohan e Informativo CULTURARTE, fizeram a divulgação do XIV MARICANTO ENCONTRA.
CONFRATERNIZAÇÃO
Após as magníficas apresentações, todos os coralistas foram recepcionadas na Casa 2030 (da secretaria de Turismo), para uma belíssima confraternização com buffet da 'Oliveira's Buffet' e finalizando com o tradicional 'Parabéns à Você de Villa Lobos' (confira abaixo).
Em 2026, o Maricanto Encontra retorna, esperando mais apoio e respeito do poder público maricaense.