Depois de três dias de enorme desrespeito aos beneficiários do Cartão Mumbuca e dos programas sociais do município, onde dezenas de pessoas passaram mal pelo forte calor, não houve NENHUM RESPEITO para PCDs, gestantes, idosos, dentre outros, a confusão continua na manhã da terça feira (07).

Antes de continuarmos a matéria, uma pergunta: POR QUE NÃO FOI FEITO O RECADASTRAMENTO E COLOCAÇÃO DO NOVO APLICATIVO DIRETAMENTE NAS SECRETARIAS ONDE O USUÁRIO RECEBE O BENEFÍCIO?
EVITARIA MUITA CONFUSÃO E AS FILAS OM CERTEZA SERIAM MUITO MENORES, FILTRANDO EM CADA SECRETARIA SOMENTE ÀQUELES QUE TIVESSEM O VERDADEIRO DIREITO DE RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO. Será que não houve nenhum GÊNIO para pensar em uma solução tão simples?
DEPOIS DO FINAL DE SEMANA TORTURANTE, MAIS CONFUSÃO NA TERÇA FEIRA
A terça-feira (07/10) começou com uma fila que dava voltas no quarteirão em frente à sede do Banco Mumbuca, no Centro de Maricá. Centenas de beneficiários aguardavam atendimento na Rua Cte. Homero Queiroz da Silva, em busca das duas senhas pessoais necessárias para acessar o novo aplicativo Mumbuca, plataforma oficial de movimentação dos programas sociais do município.
O atendimento estava previsto para começar às 8h, mas por volta de 9 horas os atendimentos ainda não haviam sido iniciados, o que aumentou a impaciência de quem chegou cedo para garantir o atendimento.
Após três dias de mutirão ao lado do Fórum de Araçatiba — entre 04 e 06 de outubro —, o serviço passou a ser realizado presencialmente na sede do banco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Prefeitura informou que quem não conseguiu ser atendido no fim de semana pode comparecer sem risco de perder o benefício.
Durante o atendimento, cada titular recebe duas senhas intransferíveis: uma para acesso e login no aplicativo, e outra para transações financeiras. Para o cadastro, é necessário apresentar documento oficial com foto, como RG ou CNH.
O atendimento é destinado aos beneficiários que utilizam a Moeda Social Mumbuca como meio de pagamento nos programas sociais municipais, como Renda Básica de Cidadania (RBC), Auxílio Cuidar, Mumbucão, Auxílio Recomeçar Sem Violência, entre outros.
No mutirão realizado no fim de semana, a Prefeitura informou que mais de 25 mil beneficiários foram atendidos na transição do antigo sistema (E-Dinheiro) para o novo aplicativo Mumbuca, que passa a concentrar os pagamentos e movimentações dos programas, ou seja, um atendimento PÍFIO visto que o próprio Banco Mumbuca informa que hoje existem cerca de 90 mil beneficiários dos diversos programas em Maricá.
O cartão físico continuará disponível apenas para quem não possui celular ou tem dificuldade com o uso de aplicativos.