MUMBUCA: VOLTARAM A METER A MÃO NA CUMBUCA?
Netuno denuncia novas cobranças de taxas ILEGAIS do Banco Mumbuca
O vereador Ricardo Gutierrez (Ricardinho Netuno - PL) voltou a denunciar irregularidades no Banco Mumbuca, MAIS UMA VEZ relacionadas à cobrança de taxas por transação realizadas pelos comerciantes credenciados ao programa, fato que já ocorreu até 2023 e que o TCE brecou após denúncia do mesmo vereador. Mesmo assim, o Banco Mumbuca teria retomado as cobranças, CAGANDO para a decisão do órgão de controle.
O vereador afirmou que está reunindo novas provas e pretende encaminhar novamente o caso ao TCE e ao Ministério Público, para que sejam investigadas possíveis irregularidades e desvio de recursos públicos.
“O TCE já proibiu essas taxas. Agora estão voltando a cobrar dos comerciantes, penalizando quem trabalha e movimenta a economia local. Isso é inaceitável”, declarou o vereador em suas redes sociais (confira abaixo).
A denúncia reacende o debate sobre a gestão e transparência do programa Mumbuca, que movimenta milhões de reais em Maricá e é apontado por opositores como um instrumento de uso político e má administração dos recursos públicos.
Ainda segundo o vereador, atualmente e NOVAMENTE, o Banco Mumbuca estaria cobrando uma taxa de 2% para conversão da moeda Mumbuca em Real, o que pode fazer com que tenhamos uma inflação nos produtos devido ao repasse dessa taxa pelos comerciantes ao cliente, fazendo com que os produtos subam de preços nos estabelecimentos que ainda aceitam a moeda social de Maricá.