sexta-feira, 17 de outubro de 2025

COINCIDÊNCIA? NÃO, NADA É POR ACASO, PRINCIPALMENTE NA CULTURA MARICAENSE


Li em um grupo (fantástico e muito sério) ao qual eu participo o texto que FAÇO QUESTÃO (embora extremamente pensativo e até certo ponto triste com os caminhos e rumos [ou a falta deles] que a cultura de Maricá vem tomando) de reproduzir. 

Rosane Canuto (autora do texto - foto acima), é uma guerreira, lutadora que tenta como ALGUNS manter viva a cultura do estado e de Maricá (seu terreiro!). Mas talvez eu tenha uma explicação para a atual situação e para modestamente contribuir com seu maravilhoso texto: se antes era complicado, agora que a secretaria é de cultura e das utopias (fu...!), ferrou de vez, uma vez que sendo das UTOPIAS nada irá se realizar, visto que o cenário UTÓPICO é aquele que não existe, que é INATINGÍVEL (você realmente sabe o que é UTOPIA???)!!!

Que triste fim!!! Ou será a oportunidade de UM GRANDE RECOMEÇO?

Leiamos então, o maravilhoso texto (reflexivo) da produtora cultural Rosane Canuto:

Oi pessoal! Todos bem? Espero que sim!

Na última segunda feira (13/10) estive aqui no grupo fazendo uma convocação para que os membros do Fórum comparecessem a "Reunião Ordinária" do Conselho de Cultura que aconteceria no Recanto Itaipuaçu, digo aconteceria pois a mesma foi cancelada momentos antes do horário marcado, exatamente depois que coloquei a convocação aqui no grupo. COINCIDÊNCIA ???????????? Não acredito em coincidências!  simplesmente mais uma vez a serviço da gestão o Conselho se posicionou para calar os que queriam participar. 

Os Conselhos são instrumentos da sociedade, e aqui na nossa cidade age para cumprir um plano de governo, sem transparência, sem participação da sociedade civil organizada e sem atuar para deliberar e fiscalizar que é o seu papel de acordo com a Lei que o criou!

Triste sina de uma cidade que se diz progressista mas segue os passos de um ditador!

Os Fóruns são espaços de debates e este em particular foi criado para debater políticas públicas de cultura. Espero que os membros deste Fórum entendam que na tentativa de blindar o que não funciona o Conselho de Cultura de Maricá segue seu trabalho atuando para que as coisas não aconteçam.

Após o cancelamento da Reunião,  o Conselheiro de audiovisual entregou sua carta de renuncia, venho aqui me solidarizar com o mesmo pois já estive neste mesmo lugar  e  sei como é frustrante tentar trabalhar pela Cultura Coletiva neste município.

Quero ressaltar que continuo a disposição para fortalecer nosso trabalho junto a este Fórum e atuar sempre que possível pela construção de políticas públicas de Cultura permanentes para o nosso município e para o nosso Estado.

Me solidarizo também com o nosso companheiro Mauro da Casa Phabrika que trabalhou para preparar o espaço para receber os profissionais de Cultura da nossa região e recebeu por telefone o aviso de cancelamento.

Os Profissionais de Cultura presentes aproveitaram para realizar uma reunião onde tive a oportunidade de falar sobre os vários eventos que a SECEC Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa vem realizando pelo Estado, e colocar meu mandato de Conselheira Estadual a disposição.

N.R.: Aproveito para já CONVOCAR toda a comunidade cultural de Maricá (principalmente aqueles NUNCA atendidos, comtemplados e acolhidos - E QUE SÃO MUITOS!) para o Assembleia Geral do Fórum Permanente de Cultura que elegeu sua nova diretoria e precisa fazer alterações estatutárias. Marcado para acontecer no CINE HENFIL (ainda não foi confirmado), poderá acontecer no auditório da CODEMAR, ou na Casa dos Conselhos, ou... NO MEIO DA RUA, onde é TAMBÉM nosso sagrado espaço de artes!!!

O FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA VOLTOU COM FORÇA TOTAL!

Texto: Rosane Canuto - Conselheira Estadual de Cultura
Introdução e Nota da Redação: Pery Salgado (jornalista)