segunda-feira, 20 de outubro de 2025

ANNA MARIA QUINTANILHA SE DESLIGA DO CMS (Conselho Municipal de Saúde)



Na manhã da segunda feira 20 de outubro, fomos surpreendidos com a informação de que Anna Maria Quintanilha (presidente do CCS Maricá - Conselho Comunitário de Segurança) e conselheira de saúde do município há longos anos, estaria se desligando.

Em suas redes sociais, Anna publicou:

"Aos colegas de Conselho

A vida é feita de ciclos que se abrem e se encerram. Hoje encerro um ciclo da minha vida. Estou me despedindo do Conselho Municipal de Saúde de Maricá onde tive a oportunidade de aprender muito, tentar contribuir para melhoria da saúde da nossa população e conviver com pessoas incríveis e grandes profissionais.

Assim sendo, saio com um misto de orgulho e gratidão pela oportunidade de ter participado de instância tão importante e que, como cidadã, continuarei acompanhando e torcendo para que esse Conselho tenha uma profícua e eficaz gestão, cumprindo, dessa forma, sua missão.

Um abraço a todos os Conselheiros", escreveu Anna.

Nossa reportagem entrou em contato para saber os motivos (que Anna preferiu não externar), e por quanto tempo esteve presente no CMS e Anna nos respondeu:

"Entre idas e vindas há 15 anos. Aproveito para te enviar a manifestação da secretaria executiva do conselho de Niterói no Fórum da Metrô II onde juntas fundamos o Fórum:

 Anna Maria, triste mas sei que aqui na Metro por 15 anos, você não apenas vestiu a camisa do SUS, mas dedicou sua inteligência, sua energia e seu coração para garantir que o direito à saúde chegasse a todos. Sua resiliência diante dos desafios, seu olhar humanizado, sua paixão pela justiça social são fontes de inspiração e aprendizado para os que chegam ao grupo. Vc sempre atenta e pronta para contribuir nos debates com sabedoria e bom senso.

Minha admiração em você  sua resiliência por todos esses anos e a capacidade de manter a humanidade e o sorriso, mesmo diante das maiores dificuldades que enfrentamos na condução dessa defesa tão importante do SUS.

Nem sempre concordamos, mas sempre para mim foi um aprendizado você fará falta nesse grupo.

Espero encontrá-la em outras boas batalhas pq não conseguimos largar esse vida de defesa do SUS.

Obrigado por estar sempre pronta ao diálogo e a contribuir por todo esses 15 anos q esteve nesse grupo.

Até breve tenho certeza."

Uma coisa é certa, o CMS ficou sem uma importante representante, que sempre tentou combater os desmandos da saúde no município.