Evento reúne especialistas, gestores e comunidade acadêmica para discutir desafios e aprimoramentos na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. No lançamento, a apresentação da ORQUESTRA ADAPTA (primeira e única no Brasil exclusivamente de PCDs) encantou à todos.
A Secretaria de Saúde, promoveu na sexta-feira (17/10) a abertura do I Fórum de Vigilância em Saúde de Maricá, realizado no auditório da FACMAR - Faculdade de Ciências Médicas de Maricá, no Flamengo. O evento continua na segunda-feira (20/10), das 8h30 às 17h, com uma programação que inclui mesas de debate e palestras temáticas, reunindo profissionais da rede municipal, gestores e comunidade acadêmica em um amplo diálogo sobre o aprimoramento das políticas públicas de vigilância em saúde.
ABERTURA EMOCIONANTE COM ORQUESTRA ADAPTA
A solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, da superintendente de Vigilância em Saúde, Drª Daniella Alves Pereira Bittencourt, e da subsecretária de Promoção e Atenção Primária à Saúde, Drª Regina Ferreira. A cerimônia foi marcada também por uma apresentação musical do coral do Projeto Adapta, do Instituto Jacinto Luiz Caetano, a primeira orquestra formada 100% por pessoas com deficiência (PCDs) em Maricá.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou que a consolidação da vigilância em saúde é um passo fundamental para ampliar o cuidado coletivo.
“A vigilância em saúde abrange todas as suas vertentes, epidemiológica, sanitária e ambiental, e é um instrumento essencial para orientar nossas ações em saúde pública. Informação é ação, e fortalecer essa área significa planejar melhor o futuro da gestão municipal de saúde”, completou.
Para a presidente do Instituto Jacinto Luiz Caetano, Ana Carolina Cantarini, o momento simboliza inclusão e valorização da diversidade:
“Foi uma grande honra participar do primeiro Fórum de Vigilância em Saúde com a orquestra Adapta, que é um projeto de Maricá e composto integralmente por PCDs. É gratificante mostrar o talento dessas pessoas e contribuir com um evento que fala sobre cuidado e integração”, afirmou.