NA BILIONÁRIA CIDADE UTÓPICA, Vereador NETUNO denuncia que prefeito só serve linguiça no almoço e jantar para os médicos de plantão 24 h em Maricá. No início do ano era salsicha, agora linguiça e o prefeito confirma o que o presidente falou, que em setembro IA ENTRAR O GROSSO. Enquanto pacientes ficam sem papel higiênico para se limpar dessa bilionária cagada nada UTÓPICA e sim, bastante real!!!
Vereador Netuno descobriu que o hospital do UTÓPICO município bilionário serve só linguiça para quem salva vidas.
Seguindo a cartilha do presidente Lula, em Maricá que não tem gestão competente, profissionais da saúde recebem o 'grosso' na alimentação, mandando para dentro linguiça no almoço e no jantar. Agora entendemos o sentido do GROSSO que o presidente informou, pois no inicio do ano era salsicha (bem mais fino).
O Vereador Netuno virou um verdadeiro detetive da saúde e descobriu que no Hospital Conde Modesto Leal, os profissionais estão vivendo um Groundhog Day gastronômico: linguiça de manhã, linguiça de tarde, linguiça de noite!
Como diria minha avó: "casa de ferreiro, espeto de pau" - só que aqui é "cidade de royalties, cardápio de boteco"! E enquanto os profissionais de saúde entubam a linguiça, o prefeito comemora com os amigos 'suas vitórias'!!!
O cardápio da semana parece roteiro de comédia:
- segunda-feira linguiça toscana,
- terça linguiça fina,
- quarta linguiça fina (de novo, porque criatividade é luxo),
- quinta linguiça calabresa...
Imaginem vocês: um médico fazendo plantão de 24 horas salvando vidas e na hora da refeição... SURPRESA! Linguiça 'again'! É como se o hospital tivesse feito um acordo exclusivo com a fábrica de embutidos.
'Doutor, o que o senhor vai querer no almoço?" "Deixa eu adivinhar... linguiça?" "Acertou! E no jantar?" "Linguiça também?" "Bingo!"
E COMO OS PACIENTES E VISITANTES SE LIMPAM?
Mas a coisa fica ainda mais surreal quando o vereador descobre que os pacientes estão tendo que trazer papel higiênico de casa! Exatamente isso que o nobre leitor leu: os pacientes e seus visitantes precisam trazer PAPEL HIGIÊNICO DE CASA e olha que estamos falando de uma cidade que nada em bilhões de royalties do petróleo, mas que aparentemente esqueceu que papel higiênico é item básico de sobrevivência humana. É aquela história: "dinheiro não traz felicidade, mas papel higiênico sim"!
O Vereador Netuno, que virou o Gordon Ramsay (*) da fiscalização hospitalar, foi lá conferir pessoalmente e descobriu que o estoque de papel higiênico durava apenas um dia. Um único dia! É menos tempo que uma linguiça na geladeira! Como diz o povo: "casa sem papel higiênico é que nem carro sem freio - você até anda, mas na hora do aperto..."
A situação é tão absurda que os funcionários estão reutilizando materiais descartáveis. Luvas, capotes, tudo sendo reciclado como se fosse um projeto de sustentabilidade mal planejado. É o famoso "economia criativa" levada ao extremo!
E o mais irônico? Maricá é a oitava cidade mais rica do Brasil. É como ter uma Ferrari na garagem e ir trabalhar de carroça! Como bem disse o vereador: "cidade bilionária em royalties, sem o mínimo de dignidade pros moradores".
A gestão municipal parece ter aplicado aquele ditado "o barato sai caro" de forma invertida: "o caro sai barato demais para quem precisa"! Milhões sendo destinados para organizações sociais e para os 'amigos do rei' enquanto quem está na linha de frente da saúde vive à base de linguiça e improviso e o prefeito Quaquá só é visto andando de helicóptero pelo estado e de avião pelo mundo com o dinheiro público.
Netuno não poupou críticas ao Secretário Marcelo Velho, classificando a situação como "retrato das cagadas" da gestão. E olha, quando um vereador sai do gabinete para fiscalizar pessoalmente e encontra esse cenário, é porque a coisa realmente desandou!
A situação é grave e mostra como a má gestão pode transformar uma cidade rica em um exemplo de como não administrar recursos públicos.
A população de Maricá merece muito mais que linguiça no cardápio dos seus heróis da saúde e papel higiênico racionado nos hospitais. Afinal, como diz o povo: "saúde não tem preço, mas dignidade deveria ser grátis"!
(*) Gordon James Ramsay OBE, é um chef de cozinha, youtuber, autor e personalidade televisiva britânico nascido na Escócia.
baseado em matéria do jornal Última Hora on line