domingo, 26 de outubro de 2025

103 anos de Darcy!


Em 26 de outubro, se vivo fosse, Darcy Ribeiro estaria comemorando seus 103 anos de vida. Mas Darcy morreu, ou seu legado, sua história permanece ativa e latente em nosso dia a dia?

O vereador e secretário de recursos hídricos e minerais de Maricá, Julio Carolino homenageou Darcy em suas redes sociais: "Um brasileiro que perdeu o pai aos três anos de idade, mas nunca perdeu a esperança de transformar o Brasil e o mundo por meio da educação!!!

Ao lado de Brizola, construiu centenas de Brizolões e sonhou com um país mais justo, humano e inteligente!!!

Pensou o Brasil como poucos, e sua maior obra foi e sempre será o povo brasileiro!!!

Tenho muito orgulho de ser filiado ao mesmo partido de Darcy há 23 anos!!!

Darcy Ribeiro, presente!!!!" declarou o advogado, aviador, vereador e secretário de recursos hídricos e minerais de Maricá.

Ainda no domingo 26, a Prefeitura de Maricá exibiu documentário no Cine Henfil em homenagem aos 103 anos de Darcy Ribeiro

A Secretaria de Cultura de Maricá, promoveu no domingo (26/10) uma solenidade em celebração ao 103º aniversário do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro. O evento, realizado no Cine Henfil, reuniu gestores municipais, amigos do pensador e moradores da cidade.

Durante a programação, foi exibido o documentário “Darcy Ribeiro – Guerreiro Sonhador”, que apresenta um panorama da vida pessoal e da trajetória intelectual de um dos maiores pensadores brasileiros, reconhecido por sua atuação na educação, na política e na defesa da cultura nacional.

Temos que comemorar sempre os aniversários de Darcy Ribeiro. Ele sempre frisava a potência da nossa ancestralidade, e hoje revivemos o grande historiador, escritor e político que foi Darcy”, destacou o secretário de Cultura, Sady Bianchin.

Após a exibição, o público participou de uma roda de conversa sobre o tema “Darcy, Política e Antropologia”. A mesa foi composta pelo secretário de Recursos Hídricos e Minerais, Júlio Carolino, e pelo médico Carolino Santos, com mediação da professora Rita Rosa.

Encerrando a programação, ocorreu o lançamento do livro “Darcy Ribeiro – Um Coração Indígena”, escrito pela professora Rita Rosa. O evento contou ainda com a presença de Ivan de Souza, filho do cartunista e escritor Henfil, além da vereadora Adriana Costa.

Falar de Darcy Ribeiro me emociona. Meu primeiro livro lido foi Maíra, ainda na infância. Darcy vive e sempre será lembrado e celebrado pela cidade que foi sua casa”, afirmou Rita Rosa (foto abaixo).