Em 26 de outubro, se vivo fosse, Darcy Ribeiro estaria comemorando seus 103 anos de vida. Mas Darcy morreu, ou seu legado, sua história permanece ativa e latente em nosso dia a dia?
O vereador e secretário de recursos hídricos e minerais de Maricá, Julio Carolino homenageou Darcy em suas redes sociais: "Um brasileiro que perdeu o pai aos três anos de idade, mas nunca perdeu a esperança de transformar o Brasil e o mundo por meio da educação!!!
Ao lado de Brizola, construiu centenas de Brizolões e sonhou com um país mais justo, humano e inteligente!!!
Pensou o Brasil como poucos, e sua maior obra foi e sempre será o povo brasileiro!!!
Tenho muito orgulho de ser filiado ao mesmo partido de Darcy há 23 anos!!!
Darcy Ribeiro, presente!!!!" declarou o advogado, aviador, vereador e secretário de recursos hídricos e minerais de Maricá.
Ainda no domingo 26, a Prefeitura de Maricá exibiu documentário no Cine Henfil em homenagem aos 103 anos de Darcy Ribeiro
A Secretaria de Cultura de Maricá, promoveu no domingo (26/10) uma solenidade em celebração ao 103º aniversário do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro. O evento, realizado no Cine Henfil, reuniu gestores municipais, amigos do pensador e moradores da cidade.
Durante a programação, foi exibido o documentário “Darcy Ribeiro – Guerreiro Sonhador”, que apresenta um panorama da vida pessoal e da trajetória intelectual de um dos maiores pensadores brasileiros, reconhecido por sua atuação na educação, na política e na defesa da cultura nacional.
“Temos que comemorar sempre os aniversários de Darcy Ribeiro. Ele sempre frisava a potência da nossa ancestralidade, e hoje revivemos o grande historiador, escritor e político que foi Darcy”, destacou o secretário de Cultura, Sady Bianchin.
Após a exibição, o público participou de uma roda de conversa sobre o tema “Darcy, Política e Antropologia”. A mesa foi composta pelo secretário de Recursos Hídricos e Minerais, Júlio Carolino, e pelo médico Carolino Santos, com mediação da professora Rita Rosa.
Encerrando a programação, ocorreu o lançamento do livro “Darcy Ribeiro – Um Coração Indígena”, escrito pela professora Rita Rosa. O evento contou ainda com a presença de Ivan de Souza, filho do cartunista e escritor Henfil, além da vereadora Adriana Costa.
“Falar de Darcy Ribeiro me emociona. Meu primeiro livro lido foi Maíra, ainda na infância. Darcy vive e sempre será lembrado e celebrado pela cidade que foi sua casa”, afirmou Rita Rosa (foto abaixo).
 










