quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

MOTORISTAS DE VERMELHINHOS JÁ POSSUEM 'BOTÃO DE PÂNICO'


 Um novo dispositivo de segurança passou a operar nos ônibus municipais gratuitos de Maricá, os chamados Vermelhinhos. Por meio de um aplicativo, os motoristas podem acionar rapidamente as forças de segurança da cidade através do CIOSP em caso de ocorrências que fujam do controle do motorista, ampliando a proteção a passageiros e aos trabalhadores do transporte público.

A ferramenta que funciona como um botão do pânico, já está disponível em toda a frota municipal. O sistema envia um alerta imediato ao CIOSP - Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, junto com a geolocalização exata do veículo no momento do acionamento.

O objetivo é coibir situações de risco, como violência, importunação sexual, assaltos, vandalismo ou qualquer ocorrência que exija resposta rápida. Segundo o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras, a medida permite que as equipes abordem o ônibus assim que o chamado é registrado.

Ao receber o alerta, o CIOSP coordena o atendimento e direciona a viatura mais próxima, seja da Guarda Municipal, da Polícia Militar ou da Secretaria de Segurança Cidadã para o veículo que emitiu o chamado. O centro também monitora mais de 3 mil câmeras espalhadas pela cidade em tempo real, com previsão de ampliação para 7 mil nos próximos anos.

Para garantir a efetividade do serviço, o município mantém diariamente 60 viaturas de prontidão para atender ocorrências nos ônibus: 27 da Guarda Municipal, 25 da Polícia Militar (incluindo o PROEIS) e 8 da Secretaria de Segurança Cidadã. Segundo o presidente da EPT, Celso Haddad, a iniciativa tende a impactar positivamente a segurança e a mobilidade na cidade.