No final da tarde e início da noite da terça feira 10 de fevereiro, o CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança ligado ao ISP - Instituto de Segurança Pública do governo do estado do Rio de Janeiro realizou a primeira reunião ordinária de 2026 na Fazenda Itaocaia (principal ponto histórico de Maricá, que faz parte dos 'Caminhos de Darwin' pela América do Sul e onde escreveu parte da Teoria da Evolução e que ainda não recebeu a devida atenção dos governos de Maricá).
A presidente do CCS Maricá - Anna Maria Quintanilha, compôs a mesa diretora com o Coordenador do PROEIS - Inspetor Janderson (na foto abaixo da esquerda para direita), comandante da 6ª Cia do 12º BPM - Major Yeddo, representante da 82 DP - Inspetor Carlos, representante da Guarda Municipal - Inspetor Cardoso e representante do CIOSP - Inspetor Jean e recebeu vários moradores da região que passaram sua demandas.
Após a apresentação dos componentes da mesa diretora, Anna Maria abriu a palavra para os participantes e o primeiro a usar a fala foi o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan) que saudou todos os presentes, agradeceu em especial a Sra. Andrea (responsável pela fazenda histórica em nome dos proprietários Cláudio e Adriano - Maninho) pela cessão do espaço e se dizendo feliz por nesta primeira reunião do ano ter mais duas mídias presentes além do jornal Barão de Inohan, lamentou mais uma vez a TOTAL ausência dos secretários das demais pastas convidadas, dizendo que ele próprio fez os ofícios e enviou para a presidente do CCS Maricá que faz o convite aos secretários e/ou seus representantes e justamente nesta reunião onde o tema principal é a segurança sobre o carnaval, nenhum representante das secretarias (a exceção da secretaria de segurança e cidadania) se fez presente.
Citou que na sexta 06 de fevereiro aconteceu na sede do CIOSP, uma reunião convocada pelo secretário de segurança Coronel Julio Veras em nome do prefeito para tratar sobre o carnaval e citando uma publicação do Sr. Misael (vice-presidente do CCS Maricá) onde o mesmo diz na publicação "as secretaria tais e tais participaram", ele lembrou que participaram por obrigação da convocação, e que deveria sim ter citado a AUSÊNCIA DA SECRETARIA DE SAÚDE, pasta de enorme importância na estratégia do carnaval.
O jornalista (foto acima) lembrou que a saúde combalida do município passa por um grave problema nas ambulâncias, onde a cidade só tem duas e tem ciência que nos grandes blocos existe a necessidade da presença de um posto médico volante ou uma ambulância.
Anna Maria aproveitou para dar esclarecimentos sobre a reunião no CIOSP que você poderá conferir ao final desta matéria.
O jornalista ainda fazendo uso da palavra, questionou sobre a lei contra os fogos com estampidos que entrou em vigor em 06 de fevereiro e se estes fogos serão usados no carnaval e demais eventos e como será a fiscalização e punição.
Jean do CIOSP quis saber na lei, se esta específica quem ficará responsável sobre as ações punitivas. Na lei, não há esta informação.
O jornalista quis saber também da Guarda Municipal e da Polícia Militar se haverão ações contra o uso desmedido das bikes elétricas e dos veículos auto-propelidos que estão infestando as ruas e calçadas de Maricá, e fazendo o que querem, com condutores de todas as idades.
Dizendo lamentar a ausência do secretário de economia solidária - Matheus Gaúcho, quis saber do representante da 82 DP se existe alguma investigação sobre a COMPRA ESCANCARA em redes sociais dos benefícios RBC e demais benefícios sociais de Maricá, oficializando a agiotagem no município com aquiescência do banco Mumbuca. Carlos representante da 82 DP afirmou que existe inquérito sobre irregularidades na delegacia sobre os benefícios.
E terminando sua fala, aproveitou para denunciar a venda de bebidas alcóolicas por um supermercado de Itaipuaçu para uma menor de idade que é portadora do espectro autista e apresentou a sua mãe que relatou sobre o fato, estarrecendo todos os presentes.
Fernanda Portilho (foto acima e abaixo), mãe da menor X de 15 anos, portadora do espectro autista, disse que sua filha pegou o seu cartão de benefício e foi até um supermercado na rua 34 em Itaipuaçu e fez compra de 11 garrafas de aguardente 51 sem ser questionada por responsáveis e pelo caixa do estabelecimento se o cartão era dela e se ela era maior de idade (não aparenta ser, apesar da altura).
A jovem X, ingeriu parte da bebida e foi até o mar de Itaipuaçu para tentar se afogar segundo relato de um senhor de 92 anos que estava na praia no momento e que retirou a jovem do mar fazendo com que ela desistisse do ato que poderia ter ceifado sua vida. Posteriormente entrou em contato com Fernanda que resgatou sua filha levando-a ao posto de saúde e posteriormente ao Conselho Tutelar, Banco Mumbuca para denunciar o problema e finalizando na 82 DP onde abriu um boletim de ocorrência.
Solicitou dos presentes alguma ajuda advocatícia e de imediato a Sra. Josi, presidente da NOVA (representante de associações de moradores de Maricá) se prontificou em ajudar.
A seguir, a Sra Luzinete moradora de Itaocaia, denunciou a alta velocidade que os ônibus vermelhinhos transitam pela avenida Itaocaia e ruas do bairro, e perguntou quais os setores responsáveis sobre podas de árvores.
O jornalista Pery Salgado informou que as podas perto de linhas de alta tensão a responsabilidade é da ENEL e nas demais situações inclusive próximo às linhas de baixa tensão, a responsabilidade é da secretaria de meio ambiente.
Luciana (foto acima) representante e tesoureira da Associação de Moradores de Moradas das Águias listou uma série de problemas:
- denunciou a velocidade dos ônibus escolares que circulam pela rua Caenami onde existem duas escolas municipais e ao final da noite, a rua é usada pelos ônibus vermelhinhos e tarifas que saem do Recanto rumo à garagem, passando pelo local também em altíssima velocidade.
- informou que na primeira semana de fevereiro, a associação se reuniu com representante da secretaria de trânsito para tentar solucionar o problema no local e ruas que dão acesso ao Mato Dentro e Recanto III.
- denunciou também o tráfico na região do Mato Dentro.
Outros participantes também fizeram reclamações semelhantes, e algumas sobre perturbação da ordem com som alto em bares, casas de festas e sítios e receberam as devidas orientações tanto da polícia militar quanto da Guarda Municipal em como proceder.
Todas as reclamações foram anotadas e serão levadas aos setores responsáveis para a mais breve solução.
Terminando a reunião, o comandante da 6ª Cia - Major Yeddo (foto abaixo) mostrou os números comparativos de Maricá, do distrito de Itaipuaçu e especificamente do bairro de Itaocaia e mais uma vez solicitou que sejam feitos registros de furtos, roubos e outros tipos de violência para que seja feita a MANCHA CRIMINAL que ajudará tanto a polícia civil quanto a militar na solução dos delitos.
Sobre o carnaval informou que do efetivo normal da 6ª Cia com 101 policiais, 4 viaturas para os 53 bairros da cidade, deverá receber reforço de mais 72 policiais militares e que poderá usar 20 viaturas e 10 motos do PROEIS o que facilitará o ordenamento, mas informou que neste período do ano, os policiais no regime PROEIS e RAS ficam à disposição dos seus batalhões e da secretaria de segurança do estado, deslocando-os para determinados locais de grande concentração de festas e pessoas.
A Guarda Municipal informou que estará com todo seu efetivo nas ruas (cerca de 400 agentes).
Reunião do GGIM Maricá: planejamento do carnaval.
A reunião contou com a participação do Ministério Público através de video chamada
com informações de Anna Maria Quintanilha, presidente do CCS Maricá
Segundo o Comandante do 12 BPM contaremos com reforço de viaturas podendo chegar a um total de 35 viaturas.
Além de todo o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal contaremos com as câmeras de segurança do CIOSP e COMAR.
Assistência Social terá cinco tendas com equipes de abordagem especialmente para os moradores em situação de rua, e para identificação de crianças (CMDCA) que funcionarão das 8 às 23 horas, fora equipes que estarão de plantão 24 horas.
A Defesa Civil funcionará 24 horas com equipes de resgate em 25 postos em toda a orla.
Contaremos com todo o efetivo da Patrulha Maria da Penha do 12º BPM para garantir a segurança das mulheres (já que o índice de violência contra a mulher é muito alto), contaremos com equipes do RECOM especializado em controle de multidões.
A EPT disponibilizará 100% da frota nas 24 horas do dia para facilitar a dispersão dos shows e dos blocos e todos os vermelhinhos contarão com o botão do Pânico.
Haverá controle dos ônibus de turismo em Ponta Negra que ficarão baseados em Bananal em frente ao destacamento da Guarda Municipal.
Haverá revista na concentração dos blocos e será proibido o uso de garrafas de vidro. A Secretária da Mulher também terá tendas para atendimento às mulheres que estejam nos blocos e circulando nos locais de eventos.
Agentes de trânsito estarão atuando em toda cidade orientando o trânsito nos locais de show e estacionamentos.
Esperamos ter um carnaval tranquilo e seguro.
A Presidente do CCS ainda chamou atenção para a Perturbação do Sossego já que em muitos lugares mesmo após o término dos shows existem pessoas que ficam com carros de som alto impedindo o descanso dos moradores. Lembrou ainda que no dia 06/02 entrou em vigor a lei municipal que proíbe os fogos de artifícios como estampido.
As operações somando forças continuarão todos os dias de carnaval
O Ministério Público, com a Promotora de Tutela Coletiva de Cidadania, participou de toda a reunião do GGIM através de vídeo chamada.
A próxima reunião do CCS Maricá acontecerá em março em data e local a ser marcado.


















