O juiz pediu reforço policial alegando a presença de um deputado estadual (Renato), um ex-prefeito (Fabiano Horta) e 32 testemunhas (duas delas do sistema penitenciário de Bangu - ???).
Apesar do reforço na segurança do Fórum de Maricá, julgamento do Deputado Estadual Renato Machado acusado de ser o mandante do assassinato do proprietário do jornal O Maricá - Robson Giorno em 25 de maio de 2019, desencadeando uma série de assassinatos nos três meses seguintes, acabou não acontecendo, pois o Juiz responsável pelo caso alegando falta de segurança pela presença do deputado, de um ex-prefeito e de 32 (trinta e duas) testemunhas na sala de instrução e julgamento, preferiu adiar o julgamento ainda sem data confirmada.
A audiência de instrução e julgamento por ser pública, todo o cidadão pode ter livre acesso, e pelo caso grave a ser julgado, achou o juiz (Dr. Felipe) melhor proceder pelo adiamento com o devido e necessário reforço na segurança.
Alguns esperavam a presença de jurados, mas essa é audiência de instrução e julgamento e por Maricá ainda ser uma Comarca de porte pequeno a médio, um juiz acaba exercendo diversos papéis tais como criminal, eleitoral, tribunal do júri, crime contra a mulher... e na Comarca do Rio de Janeiro, é um juiz para setor, o que facilita os julgamentos e decisões.
TRIBUNAL DO JÚRI
E porque Tribunal do Júri? Porque o caso apresentado contra Renato Machado é CRIME CONTRA A VIDA e dependendo da sentença prolatada na comarca de Maricá, ai sim, o julgamento prosseguirá para a Comarca do Rio de Janeiro e ai Renato Machado enfrentará os jurados.
A audiência que aconteceu na sexta feira 06/02, era para findar no mesmo dia. Por ser uma audiência de instrução e julgamento, o juiz pode ouvir quem ele quiser (não há necessidade ouvir as 32 testemunhas), mas se for o caso, poderá pedir que uma testemunha já ouvida retorne para confirmação ou acareação. Como já informamos, a audiência não terminou, como NÃO ACONTECEU pela alegação do juiz da falta de segurança no Fórum.
Lembrando que este julgamento é referente apenas a morte de Robson Giorno (https://obaraoj.blogspot.com/2026/02/renato-machado-vai-audiencia-na-6-feira.html). As demais mortes (Romário, Ismael e Thiago) estão desmembradas em outro processo.
Como o Barão de Inohan informou, apresentaremos abaixo, o processo na íntegra. São 3.645 páginas com nomes muito interessantes e conhecidos da vida pública maricaense.
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO




