quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

FINALMENTE MERCADO DO PRODUTOR RECEBE TRANSFORMADOR


Foi instalado na segunda feira 09 de fevereiro o tão esperado transformador da ENEL que irá fornecer energia de boa qualidade e principalmente FORÇA (para movimentar o elevador, as câmaras frigoríficas e deixar uma reserva instalada para as lojas (bares e restaurantes e outras) que irão funcionar no terceiro piso do mercado do produtor, além de garantir energia de boa qualidade sem quedas de tensão, uma vez que, a energia já era fornecida pela ENEL, mas para a utilização de outros itens havia a necessidade do uso de gerador, como aconteceu nos dias 12 e 21 de dezembro de 2024 e depois foi retirado do mercado do produtor impossibilitando as feiras, eventos e até mesmo o início das obras da rampa de acesso aos andares superiores para a conclusão das obras do mercado e início efetivo das suas atividades após a inauguração pelo ex-prefeito Fabiano Horta em 12 de dezembro de 2024.

Em sua rede social, o atual prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) saudou o feito do seu governo, mas lembramos que a solicitação de um transformador à ENEL para o Mercado do Produtor remonta a 2023, ainda na gestão passada.

"O nosso querido secretário Wagner Soares, de Agricultura e Pecuária, mostrou como a gente governa com responsabilidade: resolvendo problema antigo, levando energia definitiva pro Mercado do Produtor e acabando com gasto desnecessário com gerador!

Investimos em poste, transformador, infraestrutura e agora esse espaço público vai funcionar do jeito certo.

E vem mais coisa boa por aí: obra pra acessibilidade, saída de emergência e, enfim, a inauguração definitiva desse espaço tão importante pra nossa cidade. O Mercado também contará com vitrais da família Sliachticas, artistas da nossa cidade, valorizando a cultura e a arte da nossa terra. Por aqui é trabalho que não para!!" 

Na postagem do prefeito, precisamos analisar alguns pontos:

- RESOLVENDO UM PROBLEMA ANTIGO

Sim, resolveram uma solicitação feita a ENEL em 2023, assim como várias outras ainda estão pendentes em toda a cidade. A ENEL é um grave problema em Maricá e nas cidades onde atua!

- ESSE ESPAÇO PÚBLICO VAI FUNCIONAR DO JEITO CERTO

Esperamos que sim, que seja usado em feiras, exposições, eventos e por lojistas, produtores rurais, produtores artesanais da cidade e artesãos

- E VEM MAIS COISA BOA POR AI: OBRA PRA ACESSIBILIDADE, SAÍDA DE EMERGÊNCIA E ENFIM A INAGURAÇÃO DEFINITIVA DESSE ESPAÇO TÃO IMPORTANTE PRA NOSSA CIDADE

Parabéns pela preocupação com a necessidade das rampas de acessibilidade aos andares superiores, assim como a construção de saídas de emergência. Fica apenas uma correção sobre a INAUGURAÇÃO DEFINITIVA. Prefiro dizer que seria a REINAUGURAÇÃO DE UM ESPAÇO FUNDAMENTAL para a municipalidade, mas que seja usada com a função prima, para que não aconteça como no Mercado das Artes (furtado dos artesãos e artistas plásticos de Maricá para a construção da CASA DAS UTOPIAS).

- O MERCADO TAMBÉM CONTARÁ COM VITRAIS DA FAMÍLIA SLIACHTICAS, ARTISTAS DA NOSSA CIDADE, VALORIZANDO A CULTURA E A ARTE DA NOSSA TERRA.

Legal, embora a princípio desnecessário, uma vez que a ordem é cortar TODOS OS TIPOS DE DESPESAS e sabendo da excelência dos vitrais produzidos por esta nobre família, o custo será elevado. Quanto a valorização da cultura e da arte da nossa terra, vai como sugestão que o salão de entrada do Mercado do Produtor (que dá acesso ao elevador), vire uma galeria de artes, com exposições permanentes dos verdadeiros artistas locais e um local para novas exposições e vernissages. 

E QUANTO AO GERADOR?

Nos causou espécie a fala do nobre secretário Wagner Soares quanto a economia de geradores no local. Passante diário que sou do local, eu, jornalista Pery Salgado, afirmo que só vi um gerador no Mercado do Produtor em apenas duas datas: 12 e 21 de dezembro de 2024, inauguração e primeira (e única) Feira de Agricultura Familiar no local respectivamente. Em nenhum momento foi visto nenhum gerador no local (a não ser que tenha sido colocado dentro do Mercado sem acesso visual por passantes como eu.

Ah, e se perguntarem 'MAS O MERCADO ESTAVA SEMPRE COM A LUZ ACESA', sim estava (aliás um enorme desperdício durante uma ano inteiro sem nenhuma atividade ou início das obras prometidas para maio de 2025), mas a energia que ali chegava SEM USO DE GERADOR, era suficiente para a iluminação do prédio. O gerador seria necessário caso algum evento e/ou feira acontecesse, o que infelizmente para frustração dos produtores e artesãos maricaenses, NÃO ACONTECEU!!!

Mas, o que importa é que FINALMENTE O TRANSFORMADOR foi instalado, que as obras começarão em breve (esperamos embora não tenha sido mencionada a data) e que também ainda esse ano, os produtores rurais, produtores artesanais, pescadores e artesãos de Maricá voltarão a ter o seu Mercado do Produtor de portas abertas, gerando oportunidades de trabalho e faturamento como é tão prometido pelo atual prefeito.

Caso o leitor ainda tenha alguma dúvida, deixamos abaixo dois links que ajudarão no esclarecimento do assunto:

EMPREENDEDORES MOSTRAM SUAS INDIGNAÇÕES EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TEMA

https://obaraoj.blogspot.com/2025/11/empreendedores-mostram-suas-indignacoes.html

QUANDO O MERCADO DO PRODUTOR" VOLTARÁ A FUNCIONAR?

https://obaraoj.blogspot.com/2025/12/quando-o-mercado-do-produtor-voltara.html