quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

CARNAVAL 26: UNIÃO SOBE PARA O GRUPO ESPECIAL

 


Apesar das críticas de analistas ligados ao mundo do samba, do próprio público que só votou na 'ala de passistas' da escola para o troféu Band Folia, dos comentaristas da Band que não apostavam na escola como uma das favoritas, a União de Maricá depois de 11 anos de sua criação, realizou o sonho e subiu para o grupo especial em 2027, conquistando o título da série ouro de 2026.

Mesmo com o incidente de um carro alegórico que pegou fogo na dispersão e do último carro que bateu no gradil de saída e feriu quatro pessoas (sendo uma em estado grave), fazendo com que a escola ultrapassasse em dois minutos o tempo do desfile e perdendo dois décimos nas notas gerais, a União que passou boa parte da apuração entre o quinto e o quarto lugar, nos últimos quesitos foi superando as demais escolas e terminou com três décimos à frente da segunda colocada, a tradicional Império Serrano que fará 80 anos em 2027.

DESFILE DA UNIÃO

De autoria de Leandro Vieira, o enredo “Berenguendéns e balangandãs” falou sobre as joias-amuletos que as mulheres negras usam.

A mística dos acessórios foi um pano de fundo para um desfile pelo empoderamento feminino.

A comissão de frente, assinada por Patrick Carvalho e formada exclusivamente por mulheres negras, apresentou coreografia ligada à ancestralidade e à emancipação feminina.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício Pires e Giovanna Justo, fez uma apresentação segura, com bailado clássico e referências ao universo estético do enredo.

Agora, é aproveitar a festa na quadra da agremiação.


O sonho do grupo especial foi realizado. Os nossos parabéns aos sambistas, à direção da escola e esperamos que o prefeito (presidente de honra), valorize mais os SAMBISTAS DE MARICÁ, e as VERDADEIRAS ESCOLAS DE SAMBA DA CIDADE, todas recheadas de histórias, e não dê mais declarações como a que podemos ver e ouvir no vídeo abaixo: