quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CARNAVAL 26: Viradouro conquista o Estandarte de Ouro de melhor escola do grupo especial

 O Estandarte de Ouro, principal premiação do Carnaval carioca depois do título da Sapucaí, escolheu, na manhã da quarta-feira (18/02), a Unidos do Viradouro como Melhor Escola do Grupo Especial. A honraria é concedida pelo jornal O Globo desde 1972 e posteriormente pelo jornal Extra, do grupo Globo.


A escola de Niterói apresentou o enredo "Pra Cima, Ciça", que reverenciava seu próprio mestre de bateria. Para o júri, segundo O Globo, o grande trunfo da agremiação foi "explorar com maestria o carisma dessa figura, tanto como representante do sambista tradicional quanto pela sua presença marcante".

No desfile, Ciça se apresentou junto à comissão de frente da escola e, depois, voltou para o início da pista de desfiles para se juntar à bateria Furacão Vermelho e Branco. Lá, ele reeditou uma cena icônico do Carnaval de 2007, subiu em cima de um carro alegórico com os ritmistas da Viradouro e regeu tudo lá do alto, ao lado da rainha Juliana Paes.

Nessa edição, o Estandarte de Ouro escolheu uma representante de cada dia como finalista para o prêmio de Melhor Escola: Imperatriz Leopoldinense (domingo), Unidos do Viradouro (segunda-feira) e Unidos de Vila Isabel (terça-feira).

Além do Estandarte de Melhor Escola, a Viradouro também faturou o de Melhor Comissão de Frente e o de Melhor Mestre-Sala. O prêmio de Melhor Puxador ficou com Igor Sorriso, do Salgueiro.

No domingo, o júri da premiação já havia escolhido a UPM como Melhor Escola da Série Ouro, segundo divisão da folia carioca, e a União do Parque Acari recebeu o prêmio de Melhor Samba-Enredo. O Prêmio Fernando Pamplona, que celebra o bom uso de materiais baratos nos desfiles, para a Acadêmicos de Vigário Geral (https://obaraoj.blogspot.com/2026/02/carnaval-26-estandarte-de-ouro-unidos.html).

Grupo Especial

Melhor Escola: Unidos do Viradouro

Melhor Samba-Enredo: Unidos de Vila Isabel

Melhor Mestre-Sala: Julinho, da Unidos do Viradouro

Melhor Porta-Bandeira: Cyntia Santos, da Estação Primeira de Mangueira

Melhor Comissão de Frente: Unidos do Viradouro

Melhor Puxador: Igor Sorriso, do Salgueiro

Melhor Bateria: Unidos da Tijuca

Melhor Enredo: Unidos do Viradouro

Melhor Ala de Baianas: Paraíso do Tuiuti

Melhor Ala de Passistas: Mocidade Independente de Padre Miguel

Melhor Ala: Bota Pra Fever, da Imperatriz Leopoldinense

Melhores Fantasias: Imperatriz Leopoldinense

Revelação: Jéssica Martin, da Beija-Flor de Nilópolis

Personalidade do Ano: Mestre Ciça, da Unidos do Viradouro

Inovação: Tamborim Quadrado, da Unidos de Vila Isabel

Série Ouro

Melhor Escola: Unidos de Padre Miguel

Melhor Samba-Enredo: União do Parque Acari

Prêmio Fernando Pamplona: Acadêmicos de Vigário Geral