Espraiado registra maior volume de chuva e Defesa Civil mantém alerta de risco alto para deslizamentos em Maricá. Casal é resgatado após ficar isolado em área de cachoeira durante tromba d’água no Espraiado.
Um casal precisou ser resgatado na noite do sábado (07/02) após ficar ilhado na região da cachoeira do Espraiado, área rural de Maricá, durante o forte temporal que atingiu o município. A operação foi realizada por agentes da Defesa Civil de Maricá em meio à correnteza e à escuridão.
Segundo informações, os dois estavam visitando a cachoeira quando foram surpreendidos por uma tromba d’água. Com a elevação rápida do nível do rio e a força da água, o casal acabou ficando preso em uma área de difícil acesso, sem conseguir retornar com segurança.
A equipe da Defesa Civil (foto abaixo) atuou com técnicas de salvamento em área de enxurrada, utilizando cordas e equipamentos de segurança para atravessar o trecho tomado pela água e retirar as vítimas.
O Espraiado foi um dos bairros mais atingidos pela chuva no sábado, registrando cerca de 49 milímetros em poucas horas. Diante do volume acumulado, a Defesa Civil colocou regiões do segundo distrito sob alerta de risco alto para deslizamentos.
Outro ponto afetado foi o Vale da Figueira, onde moradores também sofreram com alagamentos, e casas chegaram a ser invadidas pela águas.
Alerta para áreas de cachoeira
O caso reforça o alerta das autoridades para evitar trilhas e cachoeiras em dias chuvosos, especialmente em áreas de serra e mata. A elevação do nível da água pode acontecer de forma repentina, mesmo que não esteja chovendo forte exatamente no ponto da visita.
A orientação é que moradores e visitantes acompanhem os alertas oficiais e evitem áreas de risco enquanto o solo permanece encharcado.
Mais chuvas durante todo o domingo
A Defesa Civil de Maricá divulgou o novo boletim de acumulado de chuvas entre o último sábado (07) e a manhã do domingo (08), apontando o bairro Espraiado, no 2º distrito (Ponta Negra), como a região com maior volume de precipitação no município. O rio Espraiado que corta todo o bairro rural e que recebe suas águas vindas da Cachoeira de Tomascar em Rio Bonito e de outros rios de Tanguá, está 2c metros acima do seu nível, invadindo casas e sítios, já causando muitos estragos.
De acordo com o relatório pluviométrico do final de semana, o Espraiado registrou 83,87 milímetros de chuva, o maior índice entre os distritos monitorados. O volume elevado deixou o solo encharcado e aumentou o nível de atenção das autoridades.
Acumulado de chuva por distrito (24h)
- 1º Distrito (Maricá Centro – Itapeba): 22,63 mm
- 2º Distrito (Ponta Negra – Espraiado): 83,87 mm
- 3º Distrito (Inoã): 7,69 mm
- 4º Distrito (Itaipuaçu): 12,78 mm
Segundo a Defesa Civil, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associada a um sistema de baixa pressão no litoral, está favorecendo a ocorrência de chuva persistente no município até a tarde da segunda feira 09 de fevereiro.
Além do acumulado em 24 horas, a estação do Espraiado (Rede Cemaden) também registrou 162,57 mm em 96 horas, reforçando o cenário de solo saturado.
Situação meteorológica e riscos
O município segue em estágio de ATENÇÃO, que corresponde ao terceiro nível em uma escala de cinco.
A Defesa Civil destacou:
🔴 Risco geológico ALTO para o 2º Distrito (Ponta Negra) — possibilidade de deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta.
🟠 Risco hidrológico MODERADO também para o 2º Distrito — atenção para elevação de níveis de rios, córregos e possíveis alagamentos.
O órgão reforça que o risco está diretamente ligado ao solo encharcado após vários dias de chuva acumulada.
Orientações à população
A recomendação é que moradores de áreas de encosta e regiões com histórico de deslizamentos fiquem atentos a sinais como:
- Rachaduras em paredes e no solo
- Inclinação de postes, muros ou árvores
- Estalos no terreno
- Água barrenta descendo pelas encostas
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos telefones:
199
2637-1999
(21) 96628-2699 (WhatsApp)
Situação é preocupante em todo o município, mas os bairros cortados pelos rios, a situação chega a ser dramática
Pelas redes sociais, moradores postam a situação de ruas inundadas, casas invadidas e nos bairros do Espraiado, Silvado, Lagarto e São José, os rios estão com forte volume de água.
Os rios que cortam o centro da cidade também já estão ficando saturados.
A Defesa Civil está em estado de alerta durante 24 horas.
O prefeito em nada se manifestou, e nas redes sociais, moradores cobram a presença do mesmo.





