A Secretaria de Agricultura e Pecuária, promove mais uma Feira da Agricultura Familiar, em Itaipuaçu, no Barroco, no sábado (13/09). De torresmo a cogumelo, produtores da cidade levam para suas barracas alguns dos melhores ingredientes que a cidade tem a oferecer.
“Sou feirante desde 2012, quando cheguei a Maricá. Mas nos últimos três tenho participado da Feira da Agricultura Familiar. O movimento aqui é sempre bom. As pessoas já conhecem e vêm aqui para comprar torresmo e banha comigo. Mas não vendo só isso, não. Aqui tem os licores e geleias que eu mesmo faço. Meu sobrenome até virou ‘geleia’ agora”, garantiu Erly Paiva, mais conhecido como Erly Geleia, nome que usa também nas redes sociais.
A freguesia certa também anima o casal Luiz Fernando Gomez e Luciana Campos. Eles produzem cogumelos de alta qualidade no Parque Nanci.
“A gente cultiva em ambiente controlado, climatizado. Começamos para consumo próprio, lá na pandemia. Até que uma pessoa que trabalha na Secretaria de Agricultura ficou sabendo e nos incentivou a lançar no mercado. O negócio ainda é produzido por nós dois, mas já se paga e sobra algum. Somos os primeiros produtores de cogumelos de Maricá. Assim nasceu a Cogumelos Maricá, que está no Instagram também”, revelou Luiz, que assim como Luciana trabalha também com design gráfico.
O casal vende os cogumelos in natura ou já preparados em forma de compotas.
A feira acontece na Rua das Mimosas e tem alimentos como pães, massas e biscoitos; bijuterias e objetos de decoração feitos por artesãos como os produzidos por Pricilla Darmont, que além das suas esculturas trabalha também com aromatizadores ambientais e de cunho terapêutico.
"Tenho muito carinho pela feira de agricultura familiar, que foi a que me abriu portas para mostrar meu trabalho para o grande público e fazer com essa visibilidade, eu passasse a participar e ser convida para várias outras feiras e eventos. Trabalho com esculturas em papietagem e darmontagem - uma técnica que criei e venho desenvolvendo, baseado em orixás, santos, africanos e linhagem cigana.
Faço também aromatizadores ambientais e de cunho terapêutico, com toda a formulação desenvolvida por mim e todos antialérgicos, trazendo bem estar, calma e paz para os ambientes e para quem os usa", declarou Pricilla que é artesã há mais de 20 anos.
Na feira você encontra outras produções maricaenses, tais como licores, cachaças e até mudas de plantas. A iniciativa incentiva a alimentação saudável e valoriza a produção local, fortalecendo a economia das famílias.
A feira acontece sábado dia 13 das 8 às 13 horas, na rua das Mimosas (rua do CNA Itaipuaçu ao lado da praça do Zanuto), em frente ao posto BR, à 500 metros da praça do Barroco, com amplo estacionamento e várias linhas de ônibus no local.