Proposta de Parceria entre o Instituto Terra do Saber e os Veículos de Comunicação de Maricá abre novo momento de valorização das mídias locais

O Instituto Terra do Saber, em diálogo com os jornalistas e veículos de comunicação da cidade de Maricá, veio propor uma parceria estratégica voltada à valorização da mídia local e ao fortalecimento da comunicação comunitária nos projetos culturais vinculados ao Plano Nacional Aldir Blanc. O encontro chamado de PACTO 'PRA FRENTE MARICÁ' aconteceu na quinta feira 28 de agosto na sede do Instituto Terra do Saber, em Itaipuaçu.
"Constatamos, a partir de estudo realizado, que aproximadamente 90% dos recursos destinados à divulgação cultural têm sido direcionados para plataformas internacionais, como redes sociais estrangeiras (whatsApp, Instagram, Facebook, Tik Tok dentre outras), sem impacto direto na cadeia produtiva de comunicação local. Este cenário evidencia a necessidade urgente de reposicionar parte desses investimentos, para que cumpram seu papel de fortalecer o ecossistema cultural e midiático brasileiro", explicou Anderson Terra, CEO do Instituto Terra do Saber.
"Estamos ainda aprendendo a fazer editais, coisas que parecem elementar pra quem vive disso é realmente de difícil entendimento. Mas estamos avançando, a garantia de ter editais é o que importa. Mas tem muita coisa pra ir melhorando. A exigência de CNPJ pra PcD que inviabiliza o protagonismo, mais uma vez não criamos um edital específico e as Big Techs maiores beneficiados da Aldir Blanc, não é nenhum artista, empresa, município ou estado. Quem mais leva dinheiro da Lei Aldir Blanc se chama Meta (Facebook , Instagram) esse dinheiro não chega na ponta, tem que incluir um percentual para a mídia local e comunitária. Se não tiver a obrigatoriedade, o dinheiro vai parar na casa do 'Trump'. Isso precisa ser discutido com profundidade. O maior beneficiado da Aldir Blanc inteira é o Estados Unidos" denunciou Anderson.
Durante encontro realizado com oito veículos de comunicação de Maricá, foi estabelecido um acordo que prevê que 30% do valor destinado à divulgação dos editais vencidos pelo Instituto Terra do Saber seja investido diretamente nos jornais, blogs, rádios comunitárias e TVs locais. Esta prática, acordada com os proponentes dos projetos, será registrada nas planilhas orçamentárias, garantindo transparência e repasse justo.
De acordo com as projeções deste ano, esse redirecionamento representará cerca de R$ 110.000,00, valor que será partilhado entre os veículos locais credenciados. A medida foi aprovada por unanimidade pela imprensa presente no encontro, que reconhece na iniciativa um passo essencial para democratizar o acesso aos recursos da cultura, descentralizando-os e garantindo que a comunicação cultural circule no território em que os projetos são realizados.
A próxima etapa será a formalização da parceria, marcada para o dia 10 de setembro, às 18h, no mesmo local do encontro, quando será protocolado e assinado o termo de compromisso.
O Instituto Terra do Saber acredita que essa ação estabelece um modelo de referência nacional, capaz de equilibrar a comunicação digital global com a imprensa local, fortalecendo a democracia, a inclusão e a sustentabilidade da cultura brasileira.





