quinta-feira, 4 de setembro de 2025

CONECTA: Maricá discute desenvolvimento e preservação durante Seminário Internacional de Economia do Mar

 Evento trazido para Maricá através da ACM (Associação Comercial de Maricá) e realizado pelo SEBRAE e FACERJ reuniu empresários, gestores públicos e pesquisadores em torno do tema. Mais uma vez, o prefeito não esteve presente!


Com a participação de 11 empresas âncoras, 101 empresas inscritas e 70 empresas fornecedoras, a responsável técnica  do Conecta (Aline Aguiar Rocha - Coordenadora de Projetos na SUBAPE [Subsecretaria Adjunta de Projetos Estratégicos] e da SEDEICS [Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Rio de Janeiro], informou que aconteceram nas rodas de negócios 72 avaliações dos representantes de compras e instituições de crédito presentes, com um total de potencial de negócios avaliado em R$ 35.615.000,00 (Trinta e cinco Milhões seiscentos e quinze mil reais), confirmando a importância e grandeza do Conecta em Maricá.

As rodas de negócios começaram a acontecer desde às 9 horas da manhã, na Arena da Barra, adaptada especialmente para o grande evento de negócios. À tarde, por volta das 14 horas, houve a abertura institucional, onde lamentavelmente a figura do prefeito da cidade estava estampada dentre os palestrantes, mas este não apareceu e foi representado pelo secretário de turismo, comércio, indústria e mercado interno, José Alexandre.

Delfim Moreira (presidente da ACM - Associação Comercial de Maricá) responsável pela vinda do Conecta para Maricá, destacou a importância do momento e dos negócios que ali nasceriam.

Públicas e particulares

Vinculados à administração municipal, a SANEMAR (Saneamento Maricá) e o Aeroporto de Maricá receberam os empresários e se mostraram animados.

O Conecta é um excelente portal de negócios. Além do aeroporto, estamos representando as grandes operadoras que atuam com táxi aéreo conosco. O início já foi muito promissor. Nos próximos dias, certamente, negócios serão fechados”, celebrou Marta Magge, diretora de Operações da Codemar, responsável pelo aeroporto.

Completaram as 11 mesas de negócios as outras empresas âncoras:  Universidade Católica de Petrópolis, Gabriel Persianas, Maricá Beach Ponta Negra, Barcas Rio, Caixa, Banco do Brasil, AgeRio, Sicoob e Sicredi.

Parcerias

O evento que veio para Maricá através da ACM (Associação Comercial de Maricá) foi promovido pela FACERJ - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro e pelo SEBRAE, com apoio da Prefeitura de Maricá.

Este é o sétimo Conecta. A roda de negócios gera muitas riquezas, muitos negócios e muitos contatos. É um movimento que apoia as associações comerciais, o empresariado, a indústria, o comércio e o agro. Além disso tivemos os painéis que são muito importantes para formação dos nossos empresários”, disse Robson Carneiro, presidente da FACERJ.

O Conecta surgiu em 2024 para associar pessoas e criar soluções. Ele reúne o pequeno e o médio empreendedor local e proporciona as mesas de negócios. Depois acontecem as mesas de debates que impactam a liderança e o empreendedorismo local. Já passamos por Barra Mansa, Campos, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Magé, Volta Redonda e, agora, pousamos em Maricá. Sempre criando conexões”, finalizou Anderson Silveira, assessor da Presidência do Sebrae RJ.

SEMINÁRIO

A Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, apoiou a realização do Seminário Internacional de Economia do Mar na quarta-feira (03/09). O evento, realizado pela FACERJ - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Rio de Janeiro e o SEBRAE, discutiu o papel dos recursos do mar no desenvolvimento sustentável, inovação e transformação das cidades costeiras, reunindo gestores, empresários e pesquisadores do Brasil e outros países.

O que se discute aqui está alinhado com os projetos que o prefeito Washington Quaquá tem para a nossa cidade. Esse seminário tem muito a ver com o que está acontecendo aqui”, disse o vice-prefeito João Maurício, na mesa de abertura do evento, representando o prefeito que mais uma vez não compareceu a evento de tão grande importância para a cidade.

Claudio Gimenez, presidente do ICTIM - Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá frisou que a economia azul é fundamental para a cidade:

Nós temos aproximadamente 45 km de litoral que precisa ser bem explorado em prol da população de Maricá. Estamos investindo em inteligência e pesquisa para isso, e a economia azul faz parte da nossa busca de transição do modelo econômico do município para reduzir a dependências dos royalties do petróleo”, finalizou Cláudio Gimenez.

Debates

Três painéis foram apresentados ao longo do dia: “Economia azul e cidades costeiras”, “Relação porto-cidade: impactos, desafios, perspectivas e descarbonização” e “Turismo e pesca como vetores de desenvolvimento sustentável nos territórios marítimos”.

Além disso, o Seminário Internacional de Economia do Mar em Maricá foi marcado pelo lançamento do livro “Economia Azul e Cidades: uma introdução”, produzido pelo INSPER (Instituição de ensino e pesquisa referência em economia e gestão pública).