sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Depois da fábrica de vidro, de peixe enlatado, de carros 4x4, vem ai a fábrica de tratores (parceria com MST)


 A UTÓPICA cidade bilionária de Maricá, através do prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), anuncia mais uma fábrica (nenhuma ainda construída e nem ao menos com o local acertado para implantação), agora de tratores, e como cereja do bolo, em parceria com o MST (Movimento dos Sem Terra).

O anuncio foi feito no sábado (13/09), por meio de suas redes sociais, onde declarou a implantação de uma fábrica de  tratores voltados para a agricultura familiar. A unidade será instalada (SERÁ???) entre Ponta Negra e o Espraiado, em área próxima ao CIAMAR, onde hoje funciona a produção de peixes e camarões, e próximo ao local onde afirmou também a criação (esta torcemos que aconteça e as chances são grandes) do parque de exposições e eventos (que cobramos desde 2021) e do Castelo Medieval que o prefeito voltou a dizer que construiria (vídeo abaixo).

Segundo o prefeito, o objetivo é atender à demanda crescente por equipamentos de mecanização agrícola em todo o país. “Parceria nossa com o MST, o Movimento Sem Terra, pra suprir a carência de tratores do Brasil. Vamos produzir para a agricultura familiar. Já tem uma demanda imensa, muita gente a partir do PRONAF, dos recursos que o governo federal libera pra agricultura familiar, só não tem trator pra vender e nós vamos produzi-los em Maricá”, afirmou.

Produção e empregos

A secretaria municipal de Agricultura e Pecuária destacou que a fábrica será dedicada à produção de tratores de 25 e 50 cavalos de potência, modelos ideais para pequenas propriedades rurais, porém sem informar qual a montadora que fará parceria e será instalada no município. “Essa fábrica está na perspectiva da produção de dois mil tratores anuais, podendo aumentar sua escala de produção. Também com a perspectiva de geração de emprego na faixa de 200 a 250 vagas diretas no chão de fábrica e, paralelamente, muitas outras indiretas”, explicou Maria, representando o secretário Wagner Soares (vídeo abaixo).

Estratégia de diversificação econômica

A proposta faz parte de um projeto de diversificação econômica de Maricá, que busca reduzir a dependência dos royalties do petróleo. Em novembro de 2024, já eleito, o prefeito já havia anunciado tratativas com empresas chinesas do setor — entre elas YTO, Sifang, Zoomlion e Lovol — para a instalação de uma unidade de equipamentos agrícolas na cidade, com investimento estimado em R$ 100 milhões, nenhum deles ainda concretizado.

De acordo com o prefeito, a futura fábrica de tratores está alinhada ao plano de transformar Maricá em um polo agroindustrial e de turismo, ampliando as oportunidades de emprego e fomentando a economia local.

Enquanto isso, vamos listar as promessas já feitas pelo prefeito da Bilionária Cidade Utópica, para acompanharmos pelo menos o início das obras:

- fábrica de vidros 
- fábrica de peixes enlatados
- fábrica de veículos 4 x 4
- início das obras do Plaza Maricá
- construção do mergulhão
- implantação do bondinho turístico ligando o centro à Barra de Maricá
- implantação do VLT ligando Inoã à Itaipuaçu
- implantação de sistema hidroviário nas lagoas de Maricá
- implantação hidroviária ligando Maricá ao Aeroporto Santos Dumont
- teleférico de Ponta Negra
- teleférico de Itaipuaçu
- teleférico de Inoã
- novos portais (com projeto de Niemeyer) nas entradas da cidade
- hotéis na orla de Itaipuaçu
- início das obras do Maraey
- início das obras do Porto de Jaconé
...sem contar nos demais projetos comprados do escritório de Niemeyer para serem implantados no município.

Esqueci de algum?