terça-feira, 30 de setembro de 2025

"MEU TROQUINHO É DO NAIR" SERÁ LANÇADO NO 'SAMOR', DOMINGO DIA 05 NO CONDADO (vídeo)

 


O projeto MEU TROQUINHO É DO NAIR criado pelo jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan e Informativo CULTURARTE) em favor do NAIR - Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas para Jovens e Adultos, que passa por série crise financeira, será lançado no domingo 05 de outubro a partir das 11 horas, no SAMOR (Sacis e Morganas), na casa de festas COM VOCÊ, no Condado.


Com vasta programação (confira programação completa abaixo), o evento acontece das 11 às 20 horas com diversão garantida para toda família. A primeira atividade do SAMOR após as boas vindas aos expositores e participantes, será o lançamento do projeto MEU TROQUINHO É DO NAIR, onde todos os expositores terão em suas barracas, um cofrinho para arrecadar "O TROQUINHO" ou DOAÇÕES ATRAVÉS DE PIX em qualquer valor (a partir de R$ 1,00), que posteriormente, a partir da segunda feira 06 de outubro, começarão a ser entregues em diversas lojas de Maricá, que participarão da CORRENTE DE AJUDA PARA O NAIR, através do projeto MEU TROQUINHO É DO NAIR.

Venha participar deste momento único e fazer sua contribuição!

Confira abaixo, a programação completa do SAMOR:





OPINIÃO: LUANA GOUVÊA E O 'NOVO' EM MARICÁ


OPINIÃO:
O NOVO tem, neste momento, a oportunidade de conquistar a confiança e o prestígio necessários para superar a maior dificuldade local: a falta de união e o excesso de vaidades pessoais entre aqueles que se opõem ao domínio da esquerda.

Luana Gouveia — a quem eu e Vicente Silva tivemos o prazer de receber no Programa Panela de Pressão, da Rádio Sideral FM — demonstra possuir capacidade, firmeza e higidez moral suficientes para reunir pessoas em torno de um propósito comum: enfrentar o descalabro administrativo e político em que Maricá se encontra mergulhada desde que o PT assumiu a prefeitura em janeiro de 2009.

Com coragem, Luana abraçou a causa das crianças portadoras de diferentes síndromes, dedicando-se com afinco à luta por mais atenção, cuidado e amparo por parte dos governantes. Sua atuação nesse campo revela não apenas sensibilidade, mas também perseverança e compromisso social.

Espero que o povo digno de Maricá, atento às suas próprias demandas, reconheça e aceite a oportunidade que essa mãe atípica oferece à comunidade: a de ser representada por alguém da estatura moral e humana de Luana.

O Partido NOVO em Maricá, por sua vez, tem agora a chance de se redimir dos equívocos recentes cometidos contra uma excelente candidata que, em eleição passada, foi injustamente preterida pela antiga direção partidária — um episódio público e amplamente comentado na cidade.

Hoje, NOVO e LUANA GOUVEIA representam a renovação da esperança dos eleitores de Maricá em se libertarem, de uma vez por todas, da malversação dos recursos públicos.

Que Deus abençoe e ilumine os caminhos de Luana Gouveia e do Partido NOVO... 

...em Maricá!!!

Texto opinativo de Amaro Barros (Maricá, 28/09/2025), é jornalista e radialista






CULTURARTE 294 - setembro de 2025 (segunda edição)

CULTURARTE 294
setembro 2025 (segunda edição)



- Confira essa edição super especial na contagem regressiva para o SAMOR (Sacis e Morganas), dia 05 de outubro das 11 às 20 horas na casa de festas e eventos COM VOCÊ na Alameda Maricá, no Condado.

Confira abaixo toda a programação e conheça todos os expositores e participantes.
Venha curtir um domingo inesquecível para toda a família, e traga um quilo de alimento para doarmos para o NAIR que passa por uma série crise financeira.





















FÁBIO JÚNIOR, DIA 01/10 EM MARICÁ

 


Um presentaço pelo dia do idoso! Celebrando a terceira idade com música boa, dançante e romântica, no dia 01/10, Fábio Jr. e Otávio Almeida aquecem aa Comemoração do Dia da Pessoa Idosa em Maricá.

O show acontecerá na Praça Orlando de Barros Pimentel no Centro, a partir das 17 horas com entrada franca.

Vai ter muito som, alegria e grandes sucessos. Você não vai ficar de fora, né?







segunda-feira, 29 de setembro de 2025

BANDA TAILTEN RETORNA À MARICÁ DEPOIS DE 6 ANOS, EM 05/10 NO 'SAMOR', COM DUAS APRESENTAÇÕES

 


A Tailten, que se pronuncia [taltchen ], é uma banda de  música tradicional irlandesa que nasceu em 2015 como parte de eventos de recriacionismo celta produzidos pelo grupo de recriação histórica chamado Oenach na Tailtiu. 

Depois de 6 (seis) anos, a banda retorna à Maricá (participaram da Feira de História Antiga e Medieval em 2018 e 2019), como âncora das atividades do SAMOR (https://culturarteenpr.blogspot.com/2025/08/0510-o-grande-dia-do-encontro-com-samor.html), que acontece na Casa de Eventos e Festas COM VOCÊ no Condado de Maricá, em 05 de outubro das 11 às 20 horas.

A banda que se apresenta por todo o país nos mais diversos eventos, acredita que sua missão é divulgar a cultura irlandesa por meio da dança e da música, em especial,  recriando os antigos craic medievais-irlandeses (palavra em irlandês que representa a energia e a animação das  festas antigas). 

Todos os seus integrantes atuais fazem parte da banda  desde o início e são membros do grupo de recriação histórica que iniciou suas atividades em 2009. São, também, parte do desenvolvimento do atual cenário irish folk carioca desde seu início; e tiveram a oportunidade de estudar música e tocar na Irlanda.

DANIEL NICOLATO

Instrumentos: Vocal, Tin Whistle (flauta irlandesa), Bones (percussão) e Concertina.

Cresceu em uma casa em que a música era parte do cotidiano. Em 2006, se voltou para a música tradicional irlandesa, passando a tocar a tin whistle e a acompanhar o desenvolvimento do cenário irish folk carioca. 

Participou de diversas masterclasses na Irlanda, em 2017: no estilo Sliabh Luachara no Fastnet Maritime and Folk Festival com os professores Matt Cranitch e Jack Daly; tin whistle com a professora Mary Bergin no Traid Phicnic. E da masterclass promovidas pelo Comhaltas Brasil Irlanda sobre musica tradicional irlandesa com Andrew Finn Magill (EUA).

Cursou a escola de música Willie Clancy Summer School (Irlanda) com a famosa flautista Mary Bergin em 2017 e 2019, nível intermediário.

Participou do 10th Annual Francis O'Neill Irish Arts Week (EUA) em tin whistle com a professora Mary Bergin (nível intermediário/avançado). 

Em 2021, participou da masterclass do Féile promovidas pelo Comhaltas Brasil-Irlanda em tin whistle com Attracta Brady (Irlanda).

 Atualmente é aluno da Irish Music School of Chicago (EUA) com os professores Seán Cleland e Grey Larsen. Atualmente faz parte do board Comhaltas Brasil.

DANI XIS

Instrumentos: Bouzouki, Violão, BandolimBackvocal


Músico multiinstrumentista, cantor, arranjador,
 montador audiovisual e editor de editor de mídias digitais e vídeos. Iniciou seu aprendizado de forma autodidata aos 13 anos. 

Possui influências como o rock nacional e internacional, Toca na Tailten (irlandesa), Dooren (metal) e TrupEvoé (MPB e rock). 

Participou de cursos de violão irlandês com Kevin Shortall em  2019 e 2021 (Brasil). Ainda em 2021, como parte do Féile (festival irlandês promovido pelo Comhaltas Brasil-Irlanda participou de uma masterclass de bandolim irlandês com Rik Dias. 

Compôs a trilha sonora para web série "Ah, o amor" (2016), para o documentário "Não é só isso" (2017). Autor do livro "Gaguejo Sílabas" (2018). Vencedor do projeto "Rios de Janeiro 2" (2023). Atualmente faz parte do board Comhaltas Brasil.

FERNANDA ESTEVES

Instrumentos: Spoons (percussão irlandesa), Pandeirola e Backvocal. 

Cantora em corais desde os 10 anos e com influências de músicos e maestros na família.

Percorreu vários estilos da música brasileira, e aprimorou sua habilidade de percussão a partir de influências afro. 

Se apaixonou pela música irlandesa no cenário medieval nacional, mergulhando de vez nesse estilo. Tornou -se uma das fundadoras da session carioca no Lapa Irish Pub. Atualmente, toca na Tailten e como participação de percussão na banda "Camacho Trio".

ULISSES TAVARES

Instrumentos: Bodhrán (percussão irlandesa) e Backvocal 

Toca percussão há 15 anos, tendo iniciado na música através da capoeira e depois passando por diversos estilos como: maracatú, jongo entre outros. 

Com interesse pela cultura celta e suas origens acabou buscando uma referência de percussão dentro dessa linha musical. Iniciando, assim seus estudos com o bodhrán, em 2012, com o professor Tiago Conall (Brasil).

Participou da masterclass promovida pelo Comhaltas Brasil-Irlanda, em 2021, em bodhrán com Mathew O'Hurrell (Irlanda).

RAQUEL TORRES

Instrumentos: Vocal, Violão e Bodhrán (percussão irlandesa) 

Aprendeu a tocar violão e cantar com seu pai (rockeiro e músico). Está no cenário irlandês carioca desde o início, Multiinstrumentista, tocou até 2018 bombardino e tuba na banda Damas de Ferro (brass band) e atualmente participa da banda Tailten (irlandesa) e Grupo Sempre Alba (música e dança tradicionais da Galícia) cantando e tocando percussão desde 2020.

Fundou a Banda Café Irlanda, primeira no estilo irlandês no Rio de Janeiro, onde tocou até 2011. Mas foi no bodhrán que se fez completa com a música irlandesa, na banda Tailten.

Atuou como musicista na escola de dança Celtic Dance Party com o violão irlandês e vocal nos anos de 2018 e 2019, em Dublin, Irlanda.

Foi aluna em nível avançado do Craiceann Summerschool, em 2018, maior escola de bodhrán, na Irlanda.

Em 2019, cursou a escola de dança do Willie Clancy Summer School (Irlanda) no estilo set dancing, nível iniciante.

Participou das masterclasses promovidas pelo Comhaltas Brasil-Irlanda, em 2021, em violão irlandês com Kevin Shortall (Brasil), bodhrán com Davi Paladini (Irlanda), bodhrán e voz com Rónán Ó'Snodaigh (Irlanda, da banda Kíla).

HUGO PANSINI

Instrumentos: Fiddle (violino irlandes) 

Iniciou no violino aos 17 anos, mas desde criança era apaixonado por música, o que já lhe rendeu 5 anos como professor do instrumento. Seu contato com a música celta foi através do grupo Irlandês, The Corrs, e ingressou no cenário irlandes carioca em 2013.

Participou de algumas masterclasses com o renomado músico Andrew Finn Magill (EUA) no fiddle, em 2014, 2019 e no Féile (festival irlandês promovido pelo Comhaltas Brasil-Irlanda) de 2021.

Na edição do Féile de 2018 teve a oportunidade de participar de masterclass em concertina com Jason O'Rourke (Irlanda do Norte); em tin whistle e fiddle com Attracta Brady (Irlanda); e violão irlandês com Jamie McKeogh (Irlanda).

Participou  como aluno da Irish Music School of Chicago (EUA) com os professores Seán Cleland e Grey Larsen de música tradicional irlandesa em 2020.

A PR PRODUÇÕES e a 3P Produções tem a honra de trazer de volta à Maricá a Banda Tailten, no grande evento SAMOR (Sacis e Morganas) com vasta programação para todas as cidades, e com entrada franca.

Pedimos que se for possível, tragam um quilo de alimento não perecível para ser doado ao NAIR.

A COM VOCÊ - Casa de Festas e Eventos, fica na Alameda Maricá próximo a pracinha do Condado, ao lado do rio Itapetiu.

Com fácil estacionamento no entorno, você pode vir também com o vermelhinho da linha E17 (Centro x Condado via Marquês).

Será um dia magnífico, com a grande presença da BANDA TAILTEN em dois horários: às 15 e às 19 horas!






NETUNO SOFRE ACIDENTE E ESTÁ INTERNADO

 VEREADOR RICARDINHO NETUNO SOFRE ACIDENTE EM CASA 


O vereador Ricardo Gutierrez (Ricardinho Netuno) sofreu um acidente dentro de sua residência após um mal súbito e desmaiou batendo com a cabeça na pia do banheiro.

Já internado, sua assessoria postou informações em suas redes sociais em nome do vereador:

"Amigos, hoje eu passei muito mal, desmaiei e bati com a cabeça na pia do banheiro, o que acabou abrindo minha testa e gerando alguns hematomas.

Vou precisar ficar internado por 48 h inicialmente, para realizar exames e ficar em acompanhamento. 

Graças a Deus estou consciente e sendo muito bem atendido. Estou com muitas dores e me sentindo exausto. 

Quero agradecer a minha família por todos os cuidados e a todos vocês de coração, pelas mensagens de carinho, preocupação e orações. Vocês são minha força e motivo para continuar firme", concluiu a nota do Vereador Ricardinho Netuno.

Segundo sua assessoria ele estará realizando novos exames por volta das 22 horas. Não nos foi informado em que hospital o vereador está internado.