Niterói iniciou um afrouxamento nas medidas restritivas na quinta-feira, 21/5. O plano de retomada ao chamado “ novo normal”, prevê um sistema de sinalização de cores que vai orientar todas as tomadas de decisão sobre o que poderá ou não funcionar e a instalação de espaços de drive-in, um no Caminho Niemeyer (com sessão já no dia 23); e outro ao lado do Clube Naval, em Charitas. Veja abaixo o que significará cada cor:
PRETO: indica descontrole total da epidemia;
VERMELHO: situação muito grave
LARANJA: atenção máxima da epidemia
AMARELO: situação de alerta.
VERDE: Volta à normalidade, mas esta cor não entrou no planejamento, pois só será possível quando houver uma vacina que possa imunizar a população.
Na quinta-feira (21), a cidade saiu do estágio vermelho para o laranja. Com isso as seguintes atividades começaram a funcionar: lojas de construção, mecânicas, lojas de bicicletas, construção civil, serviços médicos (incluindo fisioterapia) e odontológicos, repartições públicas, concessionárias de automóveis, salões de beleza (obedecendo taxa de ocupação de 50%), lojas de colchão, óticas.
A prefeitura diz que esta retomada gradual está sendo possível, graças ao isolamento social implantado até agora. E que pode haver uma evolução ou regressão e voltar a ter medidas mais restritivas, de acordo com o comportamento da doença na cidade. Não há um prazo para mudança de etapas (cores), mas a previsão de entrada no estágio amarelo é já no mês de junho.
Veja como deverá ser o cronograma de abertura:
JUNHO
Neste mês, estão previstas a reabertura de parques e praças e a volta às aulas, inclusive de universidades (após o dia 15).
Centros comerciais, bares e restaurantes também devem reabrir nessa etapa, mas obedecendo protocolos de distanciamento e higiene. Os shoppings, devem reabrir uma semana após os centros comerciais. Haverá ao menos 40 regras que serão adotadas de acordo com o tipo de atividade. Como respeitar taxa de ocupação de acordo com o tamanho do imóvel, distanciamento entre pessoas e ter álcool gel à disposição dos clientes.
JULHO
A abordagem a táxis e carros de aplicativo de outros municípios, assim com a frota reduzida de ônibus intermunicipais deverá terminar neste mês.
SETEMBRO
Se os índices da doença estiverem controlados, haverá a possiblidade de reabertura dos cinemas e teatros, com regras rígidas.
Ainda não foi definida uma data para abertura de academias e o uso de máscaras será obrigatória em todos os espaços públicos com aplicação de multas a quem não usar.
O plano completo será apresentado pelo município na próxima terça feira. Ainda faltam alguns detalhes a serem discutidos e reuniões estarão sendo feitas hoje e amanhã, para concluir todo o planejamento.
Bloqueio aos acessos
Os pontos de bloqueio na entrada da cidade continuarão a funcionar por tempo indeterminado.