Na madrugada de terça-feira, 3 de junho, o navio cargueiro Morning Midas, que transportava cerca de 3.000 veículos — incluindo 800 elétricos — com destino ao México, foi abandonado no meio do Oceano Pacífico após um incêndio de grandes proporções. A embarcação, de bandeira liberiana, partiu do porto de Yantai, na China, em 26 de maio, com escalas em Nansha e Xangai, e seguia rumo ao porto de Lázaro Cárdenas. O fogo teve início em um dos conveses onde estavam os veículos elétricos, e a tripulação, composta por 22 membros, tentou conter as chamas utilizando os sistemas de combate a incêndio do navio, mas sem sucesso. Diante da gravidade da situação, os tripulantes abandonaram a embarcação e foram resgatados por um navio mercante próximo, o Cosco Hellas, sem relatos de feridos.
O incidente reacende preocupações sobre os riscos associados ao transporte marítimo de veículos elétricos, especialmente devido às baterias de íons de lítio, que podem entrar em “fuga térmica”, um processo de reação em cadeia que dificulta o controle do fogo. Especialistas alertam que incêndios envolvendo esses veículos são mais difíceis de combater, podendo exigir até 30 mil litros de água para resfriar as baterias. Em 2022, um caso semelhante ocorreu com o navio Felicity Ace, que transportava cerca de 4.000 carros de luxo e afundou após um incêndio no Atlântico, resultando em prejuízos significativos. A Zodiac Maritime, empresa responsável pela gestão do Morning Midas, informou que equipes especializadas estão sendo mobilizadas para avaliar a situação e tentar conter o incêndio remanescente. Até o momento, não há informações sobre o destino final da embarcação ou o estado da carga a bordo.