INFORMAÇÕES DÃO CONTA DA INSATISFAÇÃO DO PREFEITO COM OS PROBLEMAS E CABEÇAS PODEM ROLAR NA GESTÃO DA EPT
Vocês lembram uma empresa chamada FIEL que alugava para a EPT (Empresa Pública de Transportes) os ônibus que faziam as linhas do terceiro para o quarto distrito, além da linha E24 e E24A (Inoã x Centro), que viviam sujos, quebrando à todo momento, realizando um péssimo serviço?
Pois é, ficou menos de dois anos e a EPT depois inúmeras matérias do Barão e de vários outros veículos de mídia de Maricá e de infindáveis reclamações em redes sociais, rompeu o contrato, passando emergencialmente para a Viação Nossa Senhora do Amparo (que faz as linhas do 1º, 2º e 4º distritos), que assumiu as linhas e que não tiveram mais problemas.
Mas como o que é bom (ou pelo menos razoável) dura pouco, por exigência da lei, tiveram que fazer nova licitação e uma empresa chamada Viação OURO NEGRO venceu o certame das linhas do terceiro distrito e começou a operar as linhas E20, E21, E22, E23, E24, E24A, E25, E25A, E25E, E27, E28 e E37, inicialmente com 25 ônibus (todos adquiridos diretamente da Viação Nossa Senhora do Amparo - todos revisados mecanicamente, parte elétrica, bancos, pneus e pintura, com apenas 3 anos de uso). Porém, com a criação das linhas E25 e E37, e a ampliação de horários pela gestão da EPT, esta solicitou um acréscimo da frota e pasmem, a Ouro Negro acabou adquirindo segundo informações 10 ônibus da antiga FIEL (aquela que tanto problema deu).
E os problemas já começaram, mas não apenas com os ônibus recém adquiridos (que segundo informações, tem cerca de 7 anos de uso), mas também com a manutenção dos outros 25 ônibus, limpeza (passageiros reclamam de muita sujeira dentro dos ônibus), assentos com problemas, portas que demoram a abrir ou que não fecham durante a viagem, colocando em risco os passageiros, ar condicionado com problema, tudo isso em função da falta de capacidade da garagem da Ouro Negro de fazer a limpeza e manutenção mínima em seus ônibus aqui na garagem de Inoã.
Passageiros vivem reclamando e essas reclamações chegaram ao prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), que segundo informações (não confirmadas), foi até os pontos finais das linhas em Inoã, verificar os problemas e provocou com razão o maior salseiro.
VÁRIOS PROBLEMAS
Recebendo várias denúncias, a reportagem do Barão de Inohan confirmou uma delas, sobre o ônibus MAR 05.006 que após paradas nos pontos, começa a circular ainda com as portas traseiras abertas, conforme podemos verificar no vídeo ao final da matéria, além de muita sujeira no interior do veículo.
CAMPINA GRANDE
Enquanto isso, uma grande comitiva da EPT está em Campina Grande (capital brasileira do forró e das festas juninas - que coincidência) para um seminário sobre transportes públicos, mas o que mais nos chamou atenção (e as pesquisas foram inúmeras), NÃO VIMOS NENHUMA CITAÇÃO (e até mesmo PARTICIPAÇÃO) DA EPT E/OU DE MARICÁ, A CIDADE REFERÊNCIA NO TRANSPORTE TARIFA ZERO. Por que será?
É bom lembrar que Campina Grande vive todos os anos no mês de junho do dia 1º até o dia 30 (porém em 2025, a festa começou em 30 de maio e irá até 08 de julho), o maior ARRAIAL DO BRASIL, com shows diários, muita quadrilha (???) e muita comida típica. É festa para todos os gostos e gastos!!! (???)
Campina Grande realiza 121° Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana
Evento contará com as principais autoridades de trânsito do país para discutir temas como o Marco Legal do Transporte Público, redução de mortes por motocicletas e implantação do ônibus elétrico nas cidades brasileiras.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) realizará nesta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de junho, o 121° Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. O evento vai acontecer na Quinta da Colina Maison, no bairro do Catolé, reunindo as principais autoridades de trânsito do país para discutir temas como a Tramitação da PL 3287 (Marco Legal do Transporte Público), PAC 3: Panorama do Programa de Mobilidade, Medidas mitigatórias para redução de mortes por motocicletas e as primeiras experiências da implantação do ônibus elétrico nas cidades brasileiras.
O evento foi aberto na quarta-feira, 11, em solenidade que contará com a presença do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e do superintendente da STTP, Vitor Ribeiro. Também participaram desse momento o secretário Nacional de Mobilidade do Ministério das Cidades, Denis Andia; representantes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); o secretário Executivo do Fórum Nacional, Alexandre Resende, além de autoridades políticas como senadores, deputados e vereadores.
“Foi um grande encontro e que teve profundo impacto na forma como encaramos e queremos melhorar o trânsito em todo o país. A realização desta reunião em Campina Grande demonstra o respeito e importância adquiridos pela STTP nacionalmente. São muitos cases de sucesso através da Superintendência e isso demonstra nosso compromisso em salvar vidas no trânsito, seja em Campina Grande ou servindo como modelo para outras cidades do Brasil”, destacou Vitor Ribeiro, superintendente da STTP.