Vários são os leitores do Barão e moradores de Maricá que em TODOS OS BAIRROS, reclamam dos problemas na coleta de lixo no município feito pela KATTAK.
A empresa que está trabalhando com um contrato emergencial visto que o TCE suspendeu por dois anos o processo licitatório, fato que só foi retomado em maio passado. No próximo dia 17 de setembro deverá ocorrer o pregão presencial dentro desse processo licitatório. Como o atual contrato emergencial tem cláusula resolutiva, assim que a licitação for concluída o contrato é encerrado.
ELEIÇÕES PODEM PREJUDICAR LICITAÇÃO?
A redação do jornal Barão de Inohan pediu informações se realmente acontecerá a licitação por pregão presencial, o que foi confirmado e quis saber se o período de eleições não prejudicaria tal processo. A secretaria de comunicação da prefeitura respondeu: "Não tem relação, porque o pregão presencial é muito anterior à eleição, e desde a liberação pelo TCE, em maio, seguiu os ritos normais. O problema todo foi ter ficado parado no TCE por dois anos".
Independente das informações, a secretaria de comunicação emitiu nota sobre os problemas na coleta de lixo dando ciência do que acontecerá nos próximos dias em todo o município:
"A Prefeitura de Maricá informa que detectou uma falha na coleta de lixo na rota percorrida pelos caminhões na última segunda-feira (07/09). Imediatamente, a fiscalização da Autarquia Serviços e Obras de Maricá (Somar), responsável pelo controle do serviço prestado pela empresa contratada para a coleta entrou em ação, para que a falha fosse explicada e sanada no menor prazo possível.
O acúmulo de lixo se deu também pela coincidência da data com o feriado, quando a cidade estava mais cheia. O imprevisto, segundo a Diretoria de Coleta de Resíduos e Varrição da Somar, causou impacto maior porque a coleta anterior na rota desses dias havia sido feita na sexta-feira (04/09). As rotas de terça, quinta e sábado não foram afetadas, já que a coleta foi feita sábado (05/09) e está sendo feita normalmente nesta terça-feira (08/09).
A Prefeitura informa, ainda, que o serviço encontra-se regularmente contratado junto à empresa, em plena execução, nos moldes do contrato de n° 120/2020, assinado em 01 de julho de 2020, com vigência estabelecida até o dia 28 de dezembro de 2020. As eventuais falhas no serviço já estão sendo analisadas dentro de processo administrativo aberto para esta apuração. Independentemente dessa tramitação, a coleta já está sendo regularizada como prevê o contrato.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Maricá"