Em live na quarta-feira, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), disse que do próximo sábado (4/4) a 18 de abril, a cidade terá 28 bloqueios em suas divisas com outros municípios — 21 deles com barreiras de concreto, para impedir o tráfego — a fim de restringir a circulação de pessoas de outros municípios. A medida, que será publicada no Diário Oficial da quinta-feira (02/4), quando começa a ser testada, é para tentar conter o avanço do novo coronavírus. Até ontem a cidade tinha 62 casos.
Segundo o secretário de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Renato Barandier, em todos os pontos haverá agentes da Guarda Municipal, do Niterói Presente e da NitTrans para interceptar os carros. Só serão autorizados a seguir viagem trabalhadores de serviços essenciais que apresentarem documentos que comprovem sua ocupação.
Em relação ao transporte público, Barandier esclareceu que a frota dos ônibus que chegam ao Terminal João Goulart, no Centro, será reduzida em 25%. Já os caminhões de carga, inclusive os que seguirem em direção à Ponte Rio-Niterói, estarão liberados.
Segundo o prefeito, Niterói é a segunda cidade no Brasil, de acordo com o IBGE, que tem a maior circulação de pessoas de fora do município, por dia, em seu território, perdendo apenas para Guarulhos (SP):
— Cerca de 250 mil pessoas de outras cidades circulam por dia em Niterói, praticamente metade da população da cidade. Precisamos tomar essa medida para achatar a curva da doença. Não será permitida a entrada de pessoas vindas dos municípios vizinhos: Rio de Janeiro, Maricá e São Gonçalo. A medida começa a ser implantad amanhã e entra com vigor a partir do sábado dia 04, explicou Rodrigo Neves.
Dos 28 pontos de entrada para Niterói, apenas 7 (sete) estarão abertos e mesmo assim com a presença de agentes da Guarda Municipal, agentes da NitTrans e guarnições das forças do Niterói Presente dando apoio na identificação de quem se aproxima das barreiras, explica Renato Barandier Junior, secretário de Urbanismo e Mobilidade. "Sem a documentação exigida, as guarnições não vão permitir a entrada de veiculos particulares na cidade!" falou Barandier.
Dos 62 casos confirmados em Niterói até a noite desta quarta, 16 estão hospitalizados (nove em UTI), 22 isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde, 23 recuperados e houve uma morte, segundo a prefeitura.
Em Niterói, as aulas na rede municipal de ensino de Niterói são suspensas até 30 de abril