domingo, 3 de agosto de 2025

FIM DO RECESSO PARLAMENTAR: NOVOS VEREADORES ASSUMEM!


Com o fim do recesso parlamentarem Maricá, a Câmara Municipal retomará suas sessões ordinárias na segunda-feira, 04/8, após um mês de paralisação e o retorno será marcado por várias mudanças na composição da Casa de Leis, que conta com 21 cadeiras.

Dois suplentes assumirão o Legislativo Municipal. Com a saída do vereador Dr. Richard (PV), que assumirá a Secretaria Municipal de Transição Climática, o suplente Thiago Fonseca (PT) assume a vaga. O PV, PCdoB e PT fizeram parte de uma federação, daí mesmo com a saída de um vereador do PV, um do PT assumirá. Thiago já havia atuado como vereador anteriormente, durante uma licença da vereadora Andrea Cunha (PT).

Outro nome que retorna à Cada de Leis maricaense é o de Marquinho da Juventude (PDT), suplente que assume o posto deixado por Julio Carolino (também suplente do PDT), atual secretário municipal de Recursos Hídricos e Minerais que assumirá em breve.

Outra novidade prevista para agosto, é a entrega na nova sede administrativa da Câmara (foto acima), que irá desafogar e ampliar o espaço de trabalho dos vereadores no antigo prédio.

ELEITORES VOTAM, ESCOLHEM SEUS VEREADORES, MAS OUTROS ACAMBAM ASSUMINDO AS CADEIRAS POR INTERESSES POLÍTICOS DO EXECUTIVO MUNICIPAL (você acha isso correto???)

As substituições fazem parte de um movimento que vem sendo observado desde o início do ano: até agora, 9 dos 21 vereadores eleitos em 2024 deixaram temporariamente suas funções legislativas para integrar o Poder Executivo municipal, assumindo cargos de secretários. A prática, embora permitida por lei, tem sido alvo de questionamentos por parte de setores da sociedade civil, que cobram maior dedicação dos eleitos às funções para as quais foram escolhidos pela população.

Com as mudanças, os trabalhos legislativos serão retomados com novas propostas (esperamos), reajustes nas comissões, mas com a continuidade das votações sempre favoráveis aos desejos do alcaide, em detrimento da população. Apenas dois vereadores se colocam sob o manto da oposição, porém uma oposição sem força dentro da casa de leis, pois são facilmente vencidos pelo placar de 19 x 2 nas votações. Ganha o prefeito que governa como quer e do jeito que quer (manda quem pode, obedece quem tem juízo) e perda a população, deixando cada vez mais Maricá triste, com medo até da sombra e à mercê de inúmeras vinganças (até dentro da legenda majoritária - A CHALEIRA ESTÁ COMEÇANDO A APITAR!!!)