Prometido para começar as obras do mergulhão de Inoã e do parque linear ainda no primeiro semestre (promessa feita em 02 de janeiro durante a única entrevista coletiva feita pelo prefeito até o momento), a Prefeitura de Maricá deu um novo passo para tirar do papel um dos projetos mais ambiciosos (e poderíamos até dizer LOUCO, da cidade: a construção de um mergulhão (passagem subterrânea) e um parque linear ao longo da RJ-106, no centro nervoso de Inoã. A obra faz parte do projeto utópico futurista de reurbanização lançado pelo prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), que também prevê teleféricos na pedra de Inoã, VLT (ligando Inoã a Itaipuaçu e reurbanização de toda a região central do distrito.
Sem NENHUMA AUDIÊNCIA PÚBLICA para consultar moradores, usuários e comerciantes do local, muitas dúvidas pairam sobre principalmente o projeto do mergulhão:
- sendo um mergulhão, existe a possiblidade de em épocas de chuvas haver enchentes no local, e é claro, existirão bombas para a retirada desta água (que irão para onde?) e estas bombas, serão acionadas automaticamente? Haverá manutenção preventiva constante destas bombas?
- no período de construção, por onde será desviado todo o fluxo de veículos da RJ 106 nos dois sentidos?
- as linhas de ônibus como ficarão?
- os moradores da região do MCMV, como pegarão os ônibus?
- qual incentivo para os comerciantes locais terão no período de obras, onde passarão com certeza por enorme sufoco e drástica queda do movimento de clientes?
LICITAÇÃO DE MAIS DE R$ 700 MILHÕES
A licitação, publicada pela SOMAR (Serviços de Obras de Maricá), prevê a contratação de uma empresa ou consórcio para elaborar o projeto executivo e executar a obra, cujo valor estimado é de R$ 737.885.005,67. O edital foi lançado no modelo de Concorrência Eletrônica, com julgamento baseado em técnica e preço — sendo 70% da pontuação voltada para a qualificação técnica da empresa e 30% para o valor ofertado.
A abertura das propostas está prevista para o dia 22 de agosto de 2025, às 9h, e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Nacional de Compras Públicas. O contrato será do tipo semi-integrado, o que significa que a empresa vencedora ficará responsável tanto pelo projeto quanto pela execução das obras, com prazo inicial de 36 meses para conclusão e vigência de até 42 meses.
QUASE QUATRO ANOS PARA ESTAR TUDO CONCLUÍDO
Exatamente isso que você, prezado leitor leu: poderão ser quase 4 anos de obras. Os lojistas sobreviverão? Em quanto tempo o mergulhão estará pronto e a estrada novamente liberada com pleno fluxo?
O projeto faz parte da “Cidade das Utopias” com obras mirabolantes em toda a cidade (lembrando que boa parte destas utopias foram apresentadas durante o segundo governo e quase nada foi concluído.
Além do mergulhão, o projeto afirma que tem como objetivo em diversos lugares a resolução de problemas de gargalos no trânsito (algo que só acontece em períodos de feriadões e em função dos radares que foram recentemente retirados pelo governo do estado pelo fim do contrato com a empresa responsável pelos mesmos), está prevista a criação de um parque linear no entorno da via, com áreas de lazer, acessos organizados e espaços de convivência urbana, além de padronização de fachadas das lojas da região.
Segundo vídeo institucional publicado pela prefeitura no início de 2025, o plano prevê ainda a integração com futuros modais como o VLT e a criação de um teleférico na pedra de Inoã, conectando os bairros ao restante da cidade com transporte público moderno e sustentável.
Segundo o prefeito, o projeto, é inspirado em soluções adotadas por cidades como Medellín, na Colômbia.
Viva a UTÓPICA cidade BILIONÁRIA, ou seria, Viva a BILIONÁRIA cidade UTÓPICA!!!