Na segunda-feira (18), ao meio dia, na sede da CODEMAR, o prefeito de Maricá, Washington Siqueira (o Quaquá), assina um termo de cooperação internacional com a Tanzânia, país da África Oriental marcado por grandes desigualdades sociais e econômicas.
A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, onde 80% da população vive à margem da pobreza e dependem diretamente da agricultura (você pode conferir no vídeo abaixo), mas é rico em belezas naturais, e alta concentração de riqueza por uma minoria, muito parecido com o que acontece no Brasil e em especial em Maricá.
Historicamente, a nação buscou implementar o socialismo tanzaniano, idealizado pelo filósofo-presidente Julius Nyerere, com o objetivo de construir uma sociedade de iguais e livres, erradicando pobreza, ignorância e doença, evitando a concentração de riqueza.
Na prática, porém, o socialismo tanzaniano não alcançou seus objetivos.
A pobreza no país é generalizada (fotos da matéria), afetando áreas urbanas e principalmente áreas rurais, com desafios estruturais graves.
Embora não exista uma única “cidade mais pobre”, muitas áreas urbanas enfrentam falta de infraestrutura, altos índices de desemprego, acesso limitado a água potável, saneamento, saúde e educação, além de concentração de riqueza nas mãos de poucos.
A migração do campo para as cidades aumenta ainda mais a pressão sobre áreas urbanas, gerando favelas e condições de vida precárias.
Ao firmar acordos com um país cuja experiência socialista se mostrou insuficiente para promover igualdade real, Quaquá demonstra que sua prioridade é fortalecer projetos de poder pessoal e alinhamentos ideológicos, em detrimento de ações que poderiam beneficiar a população de Maricá.
Enquanto o prefeito busca aparências internacionais e alianças estratégicas, a população maricaense enfrenta desemprego crescente e uma prefeitura transformada em balcão de negociatas, onde recursos públicos atendem apenas interesses políticos e dos apaniguados.
Segundo o jornalista Ricardo Cantarelle da TVC, a assinatura do termo de cooperação internacional evidencia que a gestão Quaquá segue uma lógica semelhante à dos governos tanzanianos: priorizar projetos e agendas ideológicas acima do bem-estar da população, deixando de lado necessidades básicas e oportunidades reais de desenvolvimento social.
Enquanto a ideologia tanzaniana buscava igualdade e autossuficiência, a realidade da gestão de Quaquá mostra concentração de poder, favorecimento político e descaso pelos menos favorecidos.
A população de Maricá (foto abaixo) paga o preço da ambição de um prefeito que coloca seus próprios interesses acima do coletivo.
Ao final desta matéria, conheça um pouco da cultura e vida na Tanzânia.
Agenda do prefeito Washington Siqueira (o Quaquá)Data: 18 e 19/08/2025
18/08
12h - Assinatura de termo de cooperação Brasil-Tanzânia
Endereço: Codemar, na Rua Jovino Duarte de Oliveira, Nº 481, Araçatiba
14h - Visita ao JIM (Centro de Referência de Educação Infantil)
Endereço: Rua 5, Número 15, Quadra 19, Chácara de Inoã, ao lado da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva
15h - Entrega do Projeto Melhorias (Programa Habitar)
Endereço: Rua Caio Figueiredo de Mendes, Comunidade da Rua 06, Inoã
16h - Inauguração da Pista de Skate
Endereço: Estrada Ivan Mundin, S/N, Boqueirão
19/08
16h - Abertura oficial da EXPO MARICÁ 2025
Endereço: Esporte Clube Maricá