sábado, 9 de agosto de 2025

GABRIEL, O PENSADOR É O DESTAQUE DA FESTA DA ALDEIA MATA VIRGEM BONITA


O Instituto Terra do Saber está organizando e estará apresentando a FESTA DA ALDEIA MATA VERDE BONITA (contemplada pela Lei Aldir Blanc), com uma vasta programação que incluem palestras, exposições, artesanato indígena, danças e comidas típicas, realização dos jogos indígenas reunindo diversas tribos, rodas de capoeira, música tradicional e shows com SANDRA DE SÁ e GABRIEL, O PENSADOR.

Na sexta feira 08, um dia inteiro de várias atividades na aldeia, com danças, artesanato e gastronomia típica. O ponto alto foi Sandra de Sá que levantou o público. 

Confira a programação de sábado e domingo:




A força do canto Guarani Mbya

Mais do que melodia, o coral dos Guarani Mbya é uma prática ancestral sagrada. Ele ecoa os ensinamentos recebidos, conecta a comunidade aos espíritos e à natureza, fortalece a identidade e preserva a língua nativa.
Cantar em coletivo é um gesto de resistência, de espiritualidade e de união. Cada voz se junta à outra para manter viva a memória de um povo que canta o mundo para que ele continue existindo.
Uma herança viva que pulsa no som, na palavra e no silêncio entre os versos.

Roda de Conversa: Vozes Vivas contra o Apagamento Cultural

No dia 09 de agosto, às 17h, nos reuniremos na Aldeia Mata Verde Bonita (Maricá-RJ) para uma roda de conversa potente e ancestral. Vamos ouvir, sentir e fortalecer as vozes que resistem e ressignificam memórias, saberes e tradições.

Venha com o coração aberto, em respeito e escuta, fortalecer essa rede de preservação cultural e resistência dos povos originários.

Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos - Autor e idealizador da série Resistência Negra, da Globo Play. Pós-doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), é Professor e Orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Pesquisador e coordenador de área de pesquisa no Laboratório de História das Experiências Religiosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). 

Fundador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). Membro do Comitê Gestor do Cais do Valongo. Coordenador do Comitê Científico do Cais do Valongo.

DESFILE DE MODA INDÍGENA


Moda que vem da terra, nasce das mãos e carrega histórias.
Um desfile de moda indígena que é muito mais do que estilo: é resistência, identidade e ancestralidade em movimento.
Peças com pinturas artesanais que traduzem símbolos, saberes e vivências do seu povo.
É o corpo desfilando o território. É a arte vestindo o orgulho de ser quem se é.
Uma passarela onde tradição e criação caminham lado a lado.




Domingo – 10 de agosto

Atividades durante todo o dia com foco em práticas ambientais e tradições indígenas

Encerramento com cerimônia coletiva e apresentações artísticas

LINHA ESPECIAL DE VERMELHINHO

A realização da Festa da Aldeia Mata Verde Bonita será possível graças a um gesto de enorme sensibilidade e compromisso com a inclusão: o transporte gratuito para a comunidade e visitantes! Ter ônibus disponíveis para o acesso à festa não é apenas um apoio logístico — é um ato de respeito e valorização dos povos originários, reafirmando que a cidade de Maricá é, de fato, para todos.

"Nosso agradecimento especial ao Presidente da Empresa Pública de Transportes, Celso Haddad, pelo pronto atendimento e dedicação à causa indígena, reconhecendo o protagonismo dos povos tradicionais e garantindo o direito de ir e vir com dignidade. Também agradecemos ao coordenador José Paulo, por todo empenho e articulação para que essa conquista fosse possível" agradeceu Anderson Terra - presidente do Instituto Terra do Saber.

Durante os três dias de evento, os ônibus sairão da Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (onde existirá a baldeação das linhas que passam na RJ 106) com destino à Aldeia Mata Verde Bonita, conforme os horários a seguir:

10h | 12h | 14h | 16h | 18h |19h | 20h | 21h | 22h | 23h | 00h

O transporte é gratuito, seguro e acessível para todos, garantindo mais comodidade aos visitantes da festa. A ação faz parte da política de democratização do acesso à cultura promovida pelo município.

OUTRAS ATRAÇÕES


Lançada na manhã da sexta feira 08 às 11 horas a fotógrafa indígena da etnia Guarani Mbya, Suzana Parai, retrata na exposição a vida, a cultura e a espiritualidade de seu povo por meio de imagens que preservam e valorizam suas raízes ancestrais e a força viva de seu povo.

Curiosa e interessada, fez do hobby uma profissão.

Local: Instituto Nhamdereko - Aldeia Mata Verde Bonita

A exposição vai até o dia 10 de Setembro no mesmo local.


O Coral Tenonderã, da Aldeia Sapukai - Angra dos Reis, estará na Festa da Aldeia Mata Verde Bonita!

Nos três dias deste grande evento, a entrada é gratuita.