terça-feira, 5 de agosto de 2025

'6 por meia dúzia': Câmara de Maricá muda dias das sessões ordinárias

 


Depois de muitas reclamações de vários vereadores que não conseguiam ir à tribuna expor e falar dos seus trabalhos durante as sessões, e alguns sugerindo mais um dia de sessão parlamentar, e também o aumento da duração das mesmas, a Câmara Municipal de Maricá aprovou uma mudança nos dias de realização das sessões ordinárias. A partir da publicação da Resolução nº 9/2025, as reuniões legislativas que aconteciam às segundas e quartas, passam a acontecer às terças e quintas-feiras, sempre às 10h da manhã.

A Mesa Diretora justificou a alteração com base na dificuldade de organização do expediente legislativo, que começa às 9h, apenas uma hora antes do início das sessões.

Segundo o texto da resolução, a mudança tem o objetivo de melhorar o fluxo de trabalho e dar mais tempo para que a presidência, a mesa diretora e a secretaria legislativa organizem os trâmites e o expediente das sessões.

A proposta foi assinada pelo presidente Aldair de Linda, pelo vice-presidente Frank Costa, pelo 1º secretário Adelso Pereira e pelo 2º secretário Bubute, e já está em vigor.

Mudança na verdade foi '6 por meia dúzia'

Apesar de mudar com o pretexto de melhorar o fluxo de trabalho, os vereadores deveriam ter ampliado a duração das sessões, que segundo o regimento interno da casa precisam terminar por volta das 12 horas. Com a ampliação do número de vereadores (de 17 para 21 parlamentares), há a necessidade de um maior tempo para debate dos projetos e para os discursos individuais dos vereadores, e muitos deles fizeram solicitações para que isso acontecesse, inclusive com a vereadora Adriana Costa (foto abaixo) em determinada sessão, dizer que a casa de leis estava virando um circo. Além das 'quiproquós' que acontecem com Netuno e Hadesh (os protagonistas dos embates), na maioria das sessões (principalmente quando o presidente Aldair de Linda não está na casa e as sessões são presididas pelo vereador Frank Costa) acontece um grande atraso no início das sessões ou por demora na leitura da expediente da casa e ordem do dia que por vezes são muito extensas.