Aconteceu na sede da CODEMAR na cidade bilionária e utópica de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, na manhã da segunda feira 11/8, o lançamento da majestosa intenção de ligação aquaviária de Maricá ao Rio de Janeiro.
Até ai nada de mais e torcemos (de coração e sem ironias) que de fato aconteça, embora o história de promessas não realizadas pelo prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) desde o seu primeiro governo em 2009 seja enorme, mas o que nos causou mais espécie, foi o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes ter participado do 'lançamento' chancelando o magnânimo projeto.
Mas alguns detalhes precisam ser colocados:
- aonde será a estação para embarque e desembarque em Maricá, com este mar bravio das costas maricaenses?
- o prefeito de Maricá disse que a ligação poderia ser até o Santos Dumont e Galeão (locais que não tem estação de barcas e nem poderão ter - pelo menos no caso do Santos Dumont - por total inviabilidade técnica e falta de espaço físico.
- disse também que essa ligação pode começar ainda em 2025 (faltam apenas quatro meses para o final do ano) e não temos projetos, nem estações de embarque e desembarque e muito menos os barcos para a devida ligação.
- o prefeito falou também de ligações entre bairros em Maricá, iniciando pelos primeiro e segundo distritos, informando que as lagoas estão limpas e sendo dragadas, mas também não falou sobre as pontes existentes no caminho e que são extremamente baixas onde nenhum barco de passageiros, por menor que seja, conseguirá passar. Também não falou onde seriam as estações, os trajetos, as linhas, dizendo apenas que ali começava o estudo do projeto.
PROJETO DESDE 2014
É bom lembrar que entre 2013 e 2014, logo após a chegada dos primeiros vermelhinhos da então MTP - Maricá Transportes Públicos que depois viraria EPT (confira matéria detalhada e exclusiva do jornal Barão sobre o assunto https://obaraoj.blogspot.com/2025/08/prometido-no-segundo-governo-projeto-de.html), QUE O MESMO PREFEITO JÁ NO SEGUNDO MANDATO tentou a implantação da ligação aquaviária de São José de Imbassai até Araçatiba com os barcos vermelhinhos, onde obviamente nada frutificou.
Também em 2014, o prefeito em uma feira internacional na França e depois na Espanha, vendeu uma utópica Maricá, mostrando uma ligação aquaviária do Recanto até Ponta Negra, com a revitalização do canal da costa, fato que ficou apenas no filme publicitário.
Mas ainda assim, o lançamento com muitas luzes, holofotes, secretários felizes e outros incrédulos (confiram no vídeo abaixo publicado na rede social do prefeito) aconteceu também sobre o constrangimento nítido do vice-prefeito e perplexidade do presidente da CODEMAR (foto abaixo).
Outro fato interessante, é a presença gigantescas de mídias mostrando o lançamento do projeto. É disso que o prefeito precisa e gosta.
Em sua rede social destacou:
"Anos atrás, estive em Veneza. Ao sair do aeroporto, peguei minhas malas, subi num barquinho e fui direto para o hotel, e fiz o mesmo na volta!
Naquele momento pensei: por que não fazer o mesmo em Maricá, com nosso sistema lagunar único no Brasil?
Hoje demos o primeiro passo para tornar isso realidade, com a assinatura do termo de intenção cooperação técnica com o Dnit para implantar o Vermelhinho das Águas, o transporte aquaviário que vai interligar nossas lagoas. Agradeço ao meu amigo e deputado federal Otoni de Paula e ao presidente Lula pelo apoio ao projeto.
O Vermelhinho das Águas vai melhorar a mobilidade urbana, tirar carros das ruas, fomentar o turismo e ainda ajudar nossos pescadores a escoar a produção. E, assim como nos ônibus, o transporte será gratuito.
E isso é só o começo. Muito em breve, quem desembarcar no Santos Dumont ou no Galeão vai poder conhecer as belezas de Maricá nos telões e, depois, vivê-las pessoalmente, pegando um ferry-boat direto para Ponta Negra ou Recanto.
Quando digo que Maricá será uma cidade mundial, não estou brincando, e vai acontecer muito antes do que alguns imaginam!" discursou o prefeito e sinceramente como mencionamos acima, torcemos muito para que tudo sonhado aconteça e que Maricá deixe de ser a cidade das UTOPIAS e seja a cidade dos SONHOS REALIZADOS!!!
Confira o vídeo abaixo: