domingo, 17 de agosto de 2025

CRIANÇAS SEM CRECHE E MILHÕES PARA FLIM, NOVAMENTE NO PARQUE NANCI (porque será???)

 AS CONTRADIÇÕES DA BILIONÁRIA CIDADE DAS UTOPIAS, OU DA UTÓPICA CIDADE BILIONÁRIA


A FLIM (Feira Literária de Maricá) que normalmente acontece em em novembro, neste ano acontecerá em setembro de 05 a 14 setembro e mais uma vez no Parque Nanci. A primeira edição neste local aconteceu em 2024, e nos anos anteriores em Itaipuaçu, Araçatiba, Centro... sempre trazendo transtornos no trânsito e aos moradores do entorno.

Parece que acertaram no local (embora apenas uma linha de ônibus sirva ao local, mas como está próximo da RJ 106, muitos dos que participaram, foram a pé até o local ou usaram o micro da EPT que fazia a ligação da feira até a rodovia).

Agora, um mega estacionamento está sendo concluído dentro do parque Nanci, para receber cerca de mil veículos de expositores e visitantes da grande feira literária.

Enquanto Maricá não tem um centro de exposições e eventos, ali parece ser o lugar ideal (ou o que causa menos transtornos) e (sempre tem um E), ajuda bastante o faturamento da excelente pizzaria da primeira dama (Gaby), que 'coincidentemente', fica em frente a FLIM, ou por outra, a FLIM fica na frente da pizzaria da primeira dama. BINGO!!!

Mas, enquanto milhões são destinados a feira literária, a educação de Maricá (que sim, vem melhorando bastante, mas ainda passa por vários problemas) vem sofrendo com falta de vagas nas creches municipais, a grande bandeira da educação do governo Fabiano Horta (que o atual prefeito parece fazer grande esforço para desmontar, embora sejam do mesmo partido - carne e unha, cria e criador).

Vereadores da oposição (Netuno e Chiquinho), vão sempre à tribuna para denunciar os problemas e as mães clamando por vagas.

Mas recentemente, no início do segundo semestre letivo, a secretaria de educação publicou o seguinte texto, em uma festa fechada aos educadores da cidade:

"A Educação Pública está dando um show! 

Os educadores da Rede de Ensino Municipal Maricá se reuniram no evento de celebração de abertura do segundo semestre letivo de 2025. 

Um show-palestra com o humorista e palestrante Diogo Almeida, um momento para refletir os desafios e toda a força social da educação pública. Energias positivas renovadas com muitas risadas. 

Um encontro de comunhão e fortalecimento do compromisso comum com o processo de ensino-aprendizagem - integral, cidadão e democrático. 

O encontro - que aconteceu no dia 29/7, na Arena da Barra - marcou o anúncio-convite para a construção das Matrizes Curriculares Escolares de Maricá. Aliadas a Base Nacional Comum Curricular. 

Juntos pela Educação Pública", informou o texto. 

Tão feliz ficou e está, que o secretário de educação com seis meses à frente da pasta, se presenteou com um belíssimo Range Rover (ele merece)!!!

EDUCAÇÃO EM COLAPSO: 1.509 CRIANÇAS ESTÃO SEM VAGA NAS CRECHES DE MARICÁ!

Salas superlotadas, fila de espera gigantesca e desrespeito ao Regimento Escolar

Maricá enfrenta uma grave crise na educação infantil. Segundo dados oficiais apresentados pela assessoria jurídica da SEMED, 1.509 crianças aguardam na fila de espera por uma vaga na creche municipal, em todas as etapas da Educação Infantil (Berçário I, Berçário II, Maternal I e II).

A situação se agrava quando analisamos os dados de superlotação: 32 salas de aula, em 16 escolas diferentes, estão com um número de alunos acima do permitido pelo Regimento Escolar do Município, o que compromete a qualidade do ensino e a segurança das crianças.

Entre as escolas afetadas estão:

E.M. João Pedro Machado

JIM Profª Maria de Lourdes Cruz Silva

CEIM Dó Re Mi Aroldo

E.M. Marisa Letícia Lula da Silva

CEIM Recanto da Amizade

Essas unidades foram destacadas pelo alto número de salas fora dos padrões exigidos, revelando um problema crônico e generalizado.

Enquanto o governo anuncia grandes investimentos em obras milionárias, falta o básico para as famílias que precisam trabalhar e contam com a creche pública para cuidar de seus filhos. Enquanto alguns choram, outros se divertem!

Além da fila de espera, a matrícula e a transferência escolar seguem com dificuldades, e muitos pais sequer conseguem acompanhar a situação pela plataforma online, que pode ser acessada em: https://edu.marica.rj.gov.br/espera.

denúncia feita pelo Movimento Maricá Melhor