Conforme o Barão anunciou com exclusividade, acabou realmente acontecendo a dança das cadeiras previsto na matéria publicada em 11 de abril (https://obaraoj.blogspot.com/2022/04/tudo-e-possivel-no-jogo-do-poder.html).
A mudança foi divulgada na quarta-feira (12/05), no Jornal Oficial de Maricá (JOM – nº1307), a relação completa com os nomes de seis novos secretários municipais, que auxiliarão na construção da cidade mais humana e com gestão transparente, conforme anunciou o prefeito Fabiano Horta, que destacou a importância da proximidade com a população.
“Aqui está uma composição de forças políticas, reconhecimento de natureza técnica e pessoas com capacidade para construir Maricá. As pessoas que precisam do público devem ter acesso ao serviço público. Não sou administrador de empresas, sou agente público, gestor público. Vamos organizar as contas, planejar e tocar as políticas para os cidadãos”, disse o prefeito.
Com as mudanças, o tenente-coronel Rhonaltt Bueno deixa a secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e o coronel Julio Cesar Veras reassume o cargo. Bueno voltará para a subsecretaria.
O vereador Marcus Bambam assume a Secretaria de Trabalho, substituindo o secretário interino Igor Sardinha. Igor Correa assume a cadeira de Bambam na câmara de Maricá.
O vereador Tatai ficará à frente da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, no lugar de Leziree Figueiredo, que deixou o órgão. O desconhecido Teco Paulista, assume a cadeira de Tatai na câmara de Maricá.
Fábio Pacheco assume a Secretaria de Iluminação Pública, no lugar de Adelso Pereira. Não ficou confirmado se Adelso volta para a câmara para ocupar sua cadeira no lugar de Cemar que tem sido muito criticado pela população pelo trabalho fraco que tem feito na vereança.
A grande surpresa foi o fato de Sheila Pinto deixar a Secretaria de Políticas Inclusivas, onde fazia um trabalho de excelência (sendo uma das poucas mulheres à frente de uma secretaria em Maricá). Quem ficará à frente da pasta é Clauder Peres.
Marcia da Silva Ferreira assume interinamente a pasta de Políticas Sociais, Estratégia e Gestão de Metas, no lugar de Victor Maia.
Das mudanças mencionadas na matéria veiculada pelo Barão (https://obaraoj.blogspot.com/2022/04/tudo-e-possivel-no-jogo-do-poder.html), apenas Casquinha não voltou (ainda) para a secretaria de transporte e uso do solo público. Com isso ele permanece como vereador, adiando a ida de Frank Correa para a casa de leis.
Essas mudanças dão uma grande mexida na entrega das moções e títulos de honra ao mérito para a sessão solene de 26 de maio, em comemoração dos 208 anos de Maricá, uma vez que os novos vereadores terão pouco tempo para definir quem homenagearão (e o porque em tão curto espaço de tempo) e os vereadores Tatai e BamBam ficarão então sem homenagear aqueles que já haviam escolhido??????