segunda-feira, 30 de maio de 2022

ATITUDE PERFEITA DO COORDENADOR DA CEPA TERMINA COM VENDA IRREGULAR DE FILHOTES

Na quarta feira 25, uma equipe da CEPA (Coordenadoria Especial de Proteção Animal) foi acionados por um munícipe que informou que um homem usando camisa preta e bermuda jeans estava com uma caixa contendo quatro filhotes de cães e que estavam disponibilizando para venda em frente a agência da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL na praça Conselheiro Macedo Soares no centro da cidade. 

A equipe acompanhada pelo coordenador Fabiano Novaes, procedeu ao local e confirmou os fatos. Durante a abordagem, assistidos a distância pelo PROEIS, a equipe conseguiu conversar com o senhor D, que se identificou sem oferecer resistência. Ao ser questionado sobre a raça dos animais, ele disse que era uma mistura de labrador com chow-chow e que estava vendendo baratinho para conseguir levantar um dinheiro para comprar fraldas e leite para seu filho de três anos, pois ele está desempregado. 

O coordenador conversou com ele sobre a lei municipal 3.059/2021 que autoriza a venda de animais apenas para canis registrados e estabelecimentos comerciais autorizados, devidamente legalizados e proíbe a venda de animais em via pública em seu Capítulo XIV. Art. 67, 68 e 69 e foi convidado acompanhar a equipe até a delegacia onde poderia ser registrado um fato atípico, uma vez que vender animais domésticos não é considerado crime, tampouco contravenção penal. 

Porém, ciente do problema apresentado pelo dono dos animais que deixou claro que estava tomando aquela decisão de vender os filhotes  pois estava desempregado e precisava conseguir levantar dinheiro para comprar fraldas e leite para seu filho de três anos, Fabiano Novaes usando de enorme bom senso e entendendo o problema do cidadão, optou por tomar medidas administrativas e abriu procedimento na própria Coordenadoria onde o acusado assinou um termo de responsabilidade, tomou ciência da legislação e estará disponibilizando os animais para adoção a fim de reduzir os seus custos e dar melhor qualidade de vida para os filhotes.

A coordenadoria especial de proteção animal está acompanhando o caso de perto e incluíra a mãe dos filhotes no programa de controle reprodutivo municipal.