Para quem gosta de observar o céu, está na hora de registrar o primeiro eclipse lunar total de 2022. O fenômeno ocorre no domingo (15/5) e, em Brasília, pode ser observado a partir das 22:30 h.
Segundo astrônomos, o eclipse perdura até 3h50 de segunda-feira (16), mas o auge do fenômeno está previsto para ocorrer às 1h11. A lua pode aparentar ficar 7% maior e apresentar uma coloração avermelhada, devido ao fenômeno chamado de "dispersão de Rayleigh", que é a dispersão da luz do sol ou qualquer outra radiação eletromagnética pela atmosfera.
Além do Brasil, o eclipse pode ser visto por toda a Américas do Sul e do Norte e, parcialmente na Europa e na África.
Professor Ariel Adorno acompanhou do início ao fim o eclipse lunar total que ocorreu em janeiro deste ano. — Foto: Ariel Adorno/Arquivo pessoal |
O que é um Eclipse lunar total?
O fenômeno do eclipse lunar total apenas ocorre na fase da lua cheia, é quando o satélite natural e o sol estão em lados opostos da Terra. Nesse ponto, a lua poderia se mover para a sombra projetada pela Terra (penumbra), resultando em um eclipse lunar.
Em um eclipse total, a órbita ligeiramente inclinada da lua a coloca acima ou abaixo da sombra da Terra, formando uma umbra – região em que não há iluminação direta do sol.
O fenômeno que possibilita a mudança na coloração da lua se chama Dispersão de Rayleigh, que é a dispersão da luz do sol, ou qualquer outra radiação eletromagnética pela atmosfera.