Dois dias após o Barão de Inohan publicar matéria (https://obaraoj.blogspot.com/2022/05/funcionarios-da-somar-dao-mal-exemplo.html) sobre o descaso e os maus cuidados dos funcionários da SOMAR (terceirizados) no Condado, que fazem a limpeza e podas de árvores e arbustos e colocam os entulhos e galhos em terreno público (inclusive com denúncias de moradores que informam que alguns funcionários da autarquia de obras e conservação de MARICÁ, estariam AUTORIZANDO a colocação de lixo e entulho neste terrenos públicos, para posterior retirada), uma outra terceirizada da SOMAR esteve no local da denúncia para retirada do lixo, galhos e entulhos (este não foram retirados em sua totalidade), atendendo a reportagem denúncia do Barão de Inohan.
Mas infelizmente, o fato é recorrente em vários locais de Maricá. Uma leitora de São José de Imbassaí, no loteamento São Francisco (onde está localizada a Engemolde), no pé da serra deu o seguinte relato: "Aqui aconteceu a mesma coisa. Na esquina da minha rua, onde inclusive começa o meu terreno, os moradores e pessoas de fora estavam fazendo de depósito de lixo. Depois de 1 ano solicitando, a SOMAR passou 4 dias limpando o local, foi necessário retroescavadeira e caminhões, trabalho intenso, no entanto menos de 1 mês depois, os próprios funcionários da SOMAR após abrir e limpar uma rua, depositaram as raízes enormes de uma árvore no mesmo local que limparam.
Questionei o funcionário e o mesmo disse que não dava no caminhão e no dia seguinte ia ser retirado. Não dava no caminhão pra levar daqui mas dava pra deixar aqui. E até hoje não voltaram. Enfim, nem preciso dizer que está lá até hoje junto com os novos lixos depositados, né.
Eles fizeram um trabalho muito legal de limpeza aqui na época (em novembro de 21) mas aí logo em seguida os funcionários fizeram isso. Eu até fiz a reclamação mas até hoje nada. É cansativo ficar o tempo todo reclamando", disse indignada a leitora.