As ruas de Itaipuaçu nunca foram nenhuma maravilha, tanto que em 2009, ainda no governo de Washington Siqueira (o Quaquá), vários moradores fizeram manifestações cobrando melhorias na estrada de Itaipuaçu, na avenida 1, rua 34, rua 1 e diversas outras vias do bairro.
Até mesmo o ex-prefeito, em sua rede social, recentemente cobrou soluções e tirou um sarro da situação.
O tempo foi passando, em alguns momentos as condições chegaram a ficar melhor, ou pelo menos MENOS RUIM, mas o caos voltou a tomar conta do bairro há mais de um ano. Novas manifestações, muitas insatisfações e agora, a exceção da faixa litorânea, novamente problemas em todas as ruas.
O problema é que a SOMAR pode até ter a boa intenção de resolver os inúmeros problemas, mas ao invés de se dedicar paulatinamente a estes problemas, resolvendo um, para depois atacar o outro, resolve, para tentar aparecer bem na fita e para a população, agir em diversas frentes e acaba não resolvendo nada e parando uma série de obras.
A rua 1 é um queijo suíço, sem contar a estrada de Itaipuaçu (q que tem agora nome de guerrilheiro - que absurdo), que é tomada por buracos em toda sua extensão, de Inoã ao Recanto.
A rua 34 foi toda fresada, para posteriormente ser asfaltada, mas com as obras paradas, muita poeira toma conta do local e nas chuvas, vira u mar de lama. Isso sem conta no absurdo da estrada dos Cajueiros, que após a empresa SAGA ter desistido de concluir as obras de duplicação por supostos problemas financeiros, a SOMAR fez alarde, tomou a obra para si, prometeu entregar até o final de janeiro e...
... está a mesma porcaria, cheia de buracos, obras novamente paralisadas, sem sinalização, sem iluminação, um caos total, um descaso total, um absurdo geral. Mas com certeza, assim que acontecer um grave acidente, todos irão acordar.
Quando será que irão lembrar de Itaipuaçu, o mais rico distrito de Maricá, o mais populoso e o MAIS ESQUECIDO???