Segundo a DTA, o projeto será o maior empreendimento portuário 100% privado do País e promete uma nova realidade para o estado do Rio de Janeiro. A área, de 5,5 milhões metros quadrados, havia sido adquirida pela empresa há cerca de 10 anos.
O próximo passo a ser dado pela DTA é a retomada das negociações e rodadas de apresentação das atualizações do projeto.
Ambientalistas temem por vazamentos na região, ainda virgem |
CONDIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO, EXISTEM?
Por muito tempo se falou das beach rocks existem no local, mas que segunda a DTA, serão preservadas, o que duvidamos. Mas agora o questionamento é: existem condições reais para a construção deste mega empreendimento?
Para se chegar ao local, existe apenas uma única estrada, a RJ 118 (Maricá - Saquarema, via Jaconé), estreita, em sua maior parte sem acostamentos e não preparada para receber o grande fluxo de tráfego pesado que se prevê.
Os grandes equipamentos, grandes maquinários, materiais de construção, serão transportados por grande caminhões de pelo menos cinco eixos ou até mesmo caminhões trens que não terão condições de entrar pelo Vale da Figueira (utilizando a RJ 106). A entrada se daria por Sampaio Correa, já em Saquarema, porém, estes caminhões trens não poderiam utilizar a RJ 106 no trecho da serra de matogrosso, pois em vários locais, devido às curvas, não há espaço viável para estas grandes carretas, visto que a RJ 106 nestye trecho é muito sinuosa e estreita, tal qual a RJ 118 no trecho do Vale da Figueira até Ponta Negra e entrada para a estrada até Jaconé.
Então por onde viriam esse enormes caminhões? Só poderiam vir pela BR 101, pegando na altura de Rio Bonito a Via Lagos e depois a RJ 106 até Sampaio Correa, entrando na RJ 118,
Mas existem outras duas soluções: o envio dos equipamentos e materiais necessários para o início das obras por helicóptero (enormes por sinal), ou a construção de uma estrada de pista dupla até o porto, dando reais condições para o progresso da região. OU NÃO PENSARAM NISSO?
BRIGA COM AMBIENTALISTA CONTINUA FIRME
Mas apesar da LI, a luta dos ambientalistas contra a construção do porto por diversos fatores e principalmente pela preservação das beach rocks, existem apenas ali e na África (onde se juntarmos os continentes os dois locais se encaixam perfeitamente comprovando a existência de PANGEIA, o primeiro continente após a criação da Terra) é um fator determinante para a continuação da luta. A grande preocupação, seria um vazamento de materiais que possam poluir a região virgem e destruir a flora natural terrestre e marinha conforme desastre informado pela CNN no vídeo abaixo: