domingo, 27 de fevereiro de 2022

Prefeitura libera tráfego na ponte de Ponta Negra. Não há data para inauguração!

 Estrutura foi construída para dar mais fluidez ao trânsito do bairro e auxiliar antiga ponte que corre risco estrutural


A Prefeitura de Maricá liberou neste sábado (26/02) o tráfego de veículos na nova ponte de Ponta Negra, que foi construída sobre a lagoa de Guarapina para dar mais fluidez ao trânsito do bairro. Não há restrição de acesso para nenhum tipo de veículo, diferentemente da antiga ponte que continua proibida para veículos de maior porte.

A estrutura foi construída pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). Com 4,5 metros de altura, a via tem duas faixas de rolamento e guarda-corpos para pedestres em ambos os lados, com largura total de 11 metros. A extensão é de aproximadamente 50 metros com vão livre sobre o curso d’água de 41 metros.

Para acessá-la, o motorista precisa seguir pela Estrada Crispim Gonçalves dos Santos, próximo à Escola Reginaldo Domingues dos Santos, em direção à Maricá. Os motoristas que estiveram indo para Ponta Negra devem acessá-la pela Avenida do Canal.

Moradores aprovam a construção                      

Moradoras de Ponta Negra, Suzana Martins, 36 anos, e Lenita Costa dos Santos, 58 anos, aprovaram a nova estrutura às vésperas do feriado prolongado de Carnaval, período em que o trânsito do bairro vira um caos.

“Eu achei que a ponte ficou ótima. Há muito tempo a gente espera pela oportunidade da prefeitura fazer essa obra e eu agradeço muito ao nosso prefeito. A gente que é pontanegrense não tem nem palavras para agradecer. Eu acredito que, dessa vez, a gente não vai ter mais o tumulto no trânsito que tinha antes”, disse Lenita.

Nos períodos de feriado, os moradores sentiam o impacto do congestionamento no bairro com a principal rua do bairro (São Pedro Apóstolo) totalmente paralisada.

"O tráfego congestionava muito. Eu acho que com essa nova ponte vai diminuir o fluxo de lá e vai ficar tudo mais acessível e agradável, bem melhor para os moradores”, afirmou Suzana.

Obra fundamental

A nova estrutura começou a ser erguida sobre o Canal de Ponta Negra em dezembro de 2018, quando foram retiradas as primeiras pedras junto à margem, que deu lugar à nova via.

Na ocasião, o prefeito Fabiano Horta classificou a obra como fundamental para o bairro que, historicamente, sofre com superlotação em períodos festivos.

“Estamos trazendo uma solução definitiva para um problema crônico da região, que é o estrangulamento da passagem de pedestres e veículos pela antiga ponte. Esta passagem vai oferecer uma opção para quem acessa o bairro e desafogar a área central”, declarou.

Segundo o presidente da SOMAR - Renato Machado, ainda faltam obras de acabamento na ponte, colocação da iluminação definitiva e acabamento nas vias de acesso, conforme matéria publicada pelo Barão na sexta feira 25 (https://obaraoj.blogspot.com/2022/02/depois-de-2-anos-e-3-meses-ponte-de.html).

A EPT ainda não divulgou os novos trajetos dos ônibus, mas é bem provável que a linha E02 volte a fazer ponto final junto com a linha E01 na praça Nossa Senhora das Graças, no centro de Ponta Negra.