quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

COVARDIA: BURRINHOS SÃO MAL TRATADOS EM SÃO JOSÉ E "CEPA" JÁ TEM CIÊNCIA DO PROBLEMA


 Um casal de burros está sofrendo maus tratos na rua Tristão da Mata, em São José do Imbassai. Os dois animais vivem em um cercado onde mal cabe um deles, em um barranco, a beira de rio de corta o bairro na altura do km 19 da RJ 106.

A rua Tristão da Mata é a segunda rua a direita saindo da RJ 106 e entrando na rua Euripedes Rangel (onde existe na esquina a loja CALÁBRIA, próximo ao Supermarket de São José) indo no sentido estrada velha de Maricá.


O burrinho mais velho está no local há mais de dois anos e uma fêmea, foi trazida ao local há cerca de seis meses. Segundo informações os animais são propriedade de um senhor conhecido por ARGOLO, morador da rua, que montou o cercado para o primeiro burrinho (e agora sendo utilizado pelos dois) há cerca de dois anos, em um barranco na beira de um rio, em condições inóspitas, sem que os mesmos se alimentem adequadamente, e que em dias de chuva fiquem sofrendo ao relento.

Segundo informações recebidas (onde os denunciantes pediram para não serem citados), este senhor, conhecido pelos demais moradores como um tanto quanto violento (portando segundo informações arma de fogo ao ser interpelado pelos vizinhos sobre as condições dos burrinhos), como citamos acima, é morador da mesma rua, e ocupou um terreno que na verdade é de propriedade da SERLA (estado) e não dá condições adequadas para os animais sobreviverem.

Por várias vezes, os animais ficam soltos pela rua e os moradores do local para não terem maiores problemas, fazem vista grossa apesar de TODOS já terem feitos inúmeras reclamações. Ainda segundo informações, sua residência na mesma rua (Tristão da Mata), tem dois lotes e é murada, o que daria perfeitamente para os animais ficarem bem abrigados, porém, sua filha não permite a presença dos animais na residência devido ao fato do pai não cuidar nem limpar as fezes dos animais. O genro do proprietário dos burrinhos é funcionário da prefeitura.

A CEPA (Coordenadora Especial de Proteção Animal tem total ciência da existência e dos maus tratos perpetrados aos burrinhos, mas apesar de diversas denúncias, ainda não tomou nenhuma providência.

Esperamos que com esta matéria que será entregue ao 1º Tenente Ronald de Oliveira Fernandes, novo Comandante da UPAM (Unidade de Policia Ambiental de Maricá e Serra da Tiririca) na reunião de fevereiro do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança), tanto a CEPA quanto a UPAM tomem providências, assim como fizerem com os CABRITOS que foram recolhidos recentemente também em São José do Imbassai pela CEPA (https://obaraoj.blogspot.com/2022/02/protecao-animal-resgata-cabritos-em-sao.html).

É bom salientar que além dos animais estarem sendo mal tratados por estarem em local indevido, impróprio e PROIBIDO e que não é de propriedade do "responsável" dos animais, os burrinhos estão EXTREMAMENTE MAGROS, o que demonstra também que não estão devidamente alimentados.


Abaixo, dois vídeos enviados por moradores do local mostrando as condições dos animais: