sábado, 5 de fevereiro de 2022

ARANHAS ARMADEIRAS CONTINUAM APARECENDO E ASSUSTANDO


 Há alguns meses, moradores de Maricá vêm relatando nas redes sociais a aparição de aranhas um tanto quanto assustadoras, pelo seu tamanho e aparência. Diferente das aranhas que fazem suas teias em cantos de paredes, as novas aparições têm sido das que ficam escondidas durante o dia em jardins, cantos de móveis de pouco acesso e materiais acumulados como restos de obra ou utensílios pouco utilizados em porões ou garagens. Normalmente, a aparição dela acontece no entardecer e o calor também estimula a aparição das Aranhas-armadeiras.

Também conhecidas como ‘Aranha de Bananeira’, a espécie é comum na região, é venenosa e é um risco para pets, crianças e idosos, já que seu veneno pode ocasionar reação severa como o aumento dos batimentos cardíacos, hipertensão arterial e agitação psicomotora.

Essas aranhas-armadeiras podem chegar a 17 centímetros de comprimento e assustam quando aparecem dentro das residências, o que vem acontecendo com maior frequência durante o verão, onde o calor faz os animais saírem mais das tocas para se alimentarem.


Cuidados

Todo cuidado é pouco pois uma picada de uma aranha-armadeira irá levar o paciente ao hospital. Os acidentes ocorrem, na maioria das vezes, no início da noite ou nas primeiras horas da manhã. 

Se você deixa seu sapato em prateleiras, cuidado, pois elas podem se esconder em sapatos, máquinas de lavar, entre outros ambientes escuros e úmidos. Quando for utilizar um sapato, uma bota, não calce diretamente, nem coloque as mãos para ver se a algo dentro do calçado. Utilize uma régua ou algo pontudo para ver se nada está dentro do seu sapato, inclusive escorpiões, também comuns em épocas quentes.

Dependendo da gravidade da picada, o paciente precisará de até 6 ampolas de soro antiaracnídico, medidas de suporte vital e cuidados intensivos.


Soluções temporárias

Quem tem grama e jardim em casa terá mais dificuldade em se livrar das aranhas-armadeiras, já que elas fazem ninhos em buracos na terra e em locais mais inacessíveis. Mas uma solução temporária é a dedetização profissional da área externa, principalmente se a região de grama ou jardim seja pequena.

Com o tempo, cerca de um a dois meses, os ovos deixados pelas aranhas-armadeiras voltam a eclodir e haverá novas aparições, sendo necessário um monitoramento contínua da residência.